Agência Estado | 02 de janeiro de 2026 - 17h45

Saúl passa por cirurgia e desfalca o Flamengo no início da temporada de 2026

Meia espanhol será operado no calcanhar esquerdo e ficará afastado dos gramados por alguns meses

FUTEBOL
Saúl Ñíguez será submetido a cirurgia no calcanhar e ficará fora do início da temporada de 2026. - (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

O Flamengo não contará com Saúl Ñíguez no início da temporada de 2026. O meia espanhol será submetido a uma cirurgia no calcanhar esquerdo na próxima semana, procedimento que deve afastá-lo dos gramados por alguns meses e interrompe sua preparação para o começo do ano rubro-negro.

Saúl convivia com dores persistentes na região há cerca de três meses. Após avaliações médicas e discussões internas, o jogador e o clube decidiram pela intervenção cirúrgica como a melhor alternativa para solucionar o problema de forma definitiva. O procedimento será realizado na Espanha e tem acompanhamento do departamento médico do Flamengo.

Em comunicado oficial, o clube informou que a decisão foi tomada após análises detalhadas. “A decisão pelo procedimento, que é minimamente invasivo, aconteceu após uma criteriosa avaliação médica acompanhada pelo Departamento Médico do clube”, destacou a nota.

A cirurgia será conduzida pelo médico holandês Niek van Dijk, referência internacional em tratamentos e cirurgias no tornozelo e no tendão de Aquiles. Uma consulta final com o especialista ainda definirá a data exata do procedimento, que deve ocorrer durante o período de férias do atleta.

Internamente, houve debate sobre a possibilidade de manter um tratamento conservador, como vinha sendo adotado na reta final da temporada. No entanto, Saúl optou pela cirurgia ao entender que a intervenção pode reduzir o risco de reincidência e proporcionar uma recuperação mais consistente a longo prazo.

No fim de dezembro, durante a disputa da Copa Intercontinental, o próprio jogador já havia revelado a gravidade do problema. “Desde então, tive que aplicar anestesia para jogar. Depois, já não aplicava, estava complicado e aguentando como se podia. Fazendo isso, posso dar uma solução a longo prazo também”, afirmou o meia ao comentar a decisão.

Contratado junto ao Atlético de Madrid na última janela de transferências, Saúl soma 24 partidas e duas assistências com a camisa do Flamengo. Ele conquistou os títulos da Libertadores e do Campeonato Brasileiro e tem contrato com o clube até dezembro de 2028. Agora, inicia o processo de recuperação que o tira dos planos para o início da próxima temporada.