Redação E+ | 02 de janeiro de 2026 - 09h35

Felipe Melo critica Abel Ferreira por retorno tardio ao Palmeiras após temporada sem títulos

Ex-volante questiona planejamento do clube e diz que treinador deveria se reapresentar junto com o elenco em 2026

ESPORTE
Abel Ferreira foi criticado por Felipe Melo por férias estendidas no Palmeiras. - (Foto: Reprodução)

O ex-volante Felipe Melo usou as redes sociais para criticar a decisão do técnico Abel Ferreira de se reapresentar ao Palmeiras após o início dos trabalhos do elenco para a temporada de 2026, postura que, segundo ele, não condiz com o desempenho do clube em 2025, ano em que o time investiu alto, mas não conquistou títulos.

Com passagem marcante pelo Palmeiras em seu retorno ao futebol brasileiro, Felipe Melo afirmou que Abel deveria ser o primeiro a se apresentar no início da pré-temporada, principalmente diante dos resultados recentes, avaliando que a escolha pode gerar questionamentos internos no grupo de jogadores.

“Foi um ano em que o Palmeiras gastou muito e não ganhou nada. Acho que ele deveria ser o primeiro a se apresentar. Acho aí um erro muito grande. É um grande treinador, mas não tenho dúvida de que os atletas vão pensar da mesma forma. ‘Pô, não ganhou nada no ano passado e vai voltar depois? Como assim?’”, disse o ex-jogador em vídeo publicado nas redes sociais.

Na temporada de 2025, o Palmeiras bateu na trave em diferentes competições. No Campeonato Paulista, a equipe perdeu a final para o Corinthians. Na Copa do Brasil, foi eliminada ainda nas oitavas de final, também pelo rival, em dois confrontos diretos.

O segundo semestre manteve o cenário de frustrações. No Campeonato Brasileiro, o time terminou na segunda colocação, atrás do Flamengo, que ficou com o título. Já na Libertadores, o Palmeiras voltou a disputar uma decisão, desta vez em Lima, no Peru, mas acabou derrotado por 1 a 0 pelo Flamengo, com gol de Danilo, ficando novamente com o vice-campeonato.

Felipe Melo fez questão de contextualizar a crítica lembrando da trajetória vitoriosa de Abel Ferreira no clube, período em que trabalharam juntos e conquistaram títulos expressivos, como duas Libertadores, um Campeonato Brasileiro e uma Copa do Brasil, mas afirmou que o momento atual exige outra postura.

“Como eu não fico em cima do muro e não fujo de nenhuma questão, estou aqui falando o que eu penso. Mais uma vez, ele traz para si ainda mais responsabilidades de ter que vencer coisas importantes em 2026”, afirmou.

O ex-volante também recordou que não é a primeira vez que Abel retorna ao clube após o elenco no início do ano, citando o contexto de 2020, quando o treinador voltou mais tarde em razão da pandemia e após conquistas relevantes, situação que, segundo ele, era compreensível naquele momento.

Pelo planejamento divulgado pelo Palmeiras, os jogadores se reapresentam neste domingo para iniciar a preparação visando o Campeonato Paulista, enquanto Abel Ferreira tem retorno previsto para o dia 8 de janeiro.