Operário fecha dezembro com pré-temporada intensa e elenco experiente para 2026
Bicampeão estadual se prepara em Sidrolândia para um ano com calendário cheio e quatro competições
FUTEBOLO Operário Futebol Clube encerrou o mês de dezembro com três semanas de trabalho na pré-temporada e foco total em um dos calendários mais exigentes de sua história recente. Bicampeão sul-mato-grossense, o clube se prepara para disputar, em 2026, o Campeonato Estadual, a Copa Centro-Oeste, além da Copa do Brasil e da Série D do Campeonato Brasileiro.
A preparação começou no dia 10 de dezembro, com apresentação oficial do elenco no dia 19. Primeiro clube do Estado a iniciar os trabalhos para a nova temporada, o Galo optou por realizar a pré-temporada em Sidrolândia, a cerca de 60 quilômetros de Campo Grande. A delegação está concentrada no município e utiliza o Estádio Sotero Zárate para os treinamentos físicos, técnicos e táticos. A escolha levou em conta a estrutura esportiva e a possibilidade de maior concentração do grupo fora da Capital.
Enquanto o Operário iniciou os trabalhos ainda no início do mês, FC Pantanal e Costa Rica também estão em atividade há cerca de duas semanas. O Dourados Atlético Clube deu início à preparação após o Natal, e os demais clubes devem se apresentar entre os dias 2 e 5 de janeiro.
A comissão técnica é comandada por Paulo Massaro, de 43 anos. Em 2024, ele foi auxiliar técnico de Allan All no Guarani e, na sequência, assumiu o comando de Confiança-SE e Crac-GO. Seu último trabalho foi no Rio Branco-PR, nesta temporada.
O elenco conta com atletas rodados, especialmente visando as competições nacionais. Um dos destaques é o volante Jonas, de 34 anos, com passagens por clubes da Série A, como Flamengo e Bahia. Em 2025, ele defendeu o Retrô-PE, campeão da Série D em 2024. A experiência do jogador pesou na contratação, principalmente pelo objetivo do Operário de buscar o acesso à Série C. Durante a apresentação, Jonas afirmou que a meta é conquistar o título estadual e avançar nas competições nacionais.
Outro nome experiente é o meia Matheus Galdezani, de 33 anos, que acumula passagens por Atlético Mineiro, Internacional, Bahia, Coritiba, Juventude e Remo. O elenco também conta com o lateral Gabriel Biteco, de 24 anos, formado nas categorias de base do Grêmio, e com o goleiro Lucas Covolan, de 34 anos, que retorna ao futebol brasileiro após várias temporadas no exterior, principalmente na Inglaterra.
A temporada do Operário começa oficialmente no dia 18 de janeiro, na partida que abre o Campeonato Sul-Mato-Grossense, contra o FC Pantanal, no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande. O duelo, válido pela sétima rodada, foi antecipado a pedido dos clubes para adequação do calendário à Copa do Brasil. A primeira rodada completa do Estadual acontece no fim de semana seguinte, com o Galo enfrentando o Corumbaense, no dia 24, no Estádio Arthur Marinho.