Bolsonaro fará endoscopia após novo procedimento para controlar crises de soluço
Ex-presidente segue internado em Brasília e médicos mantêm previsão de alta para 1º de janeiro
EX-PRESIDENTEO ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deverá ser submetido a uma endoscopia digestiva nesta quarta-feira (31) para avaliação clínica. A informação consta em boletim médico divulgado na tarde desta terça-feira (30), enquanto ele permanece internado em Brasília.
De acordo com a equipe médica, Bolsonaro segue em cuidados pós-operatórios após passar por uma complementação do bloqueio anestésico dos nervos frênicos, procedimento indicado diante da persistência de episódios recorrentes de soluços. O ex-presidente foi encaminhado ao centro cirúrgico no início da tarde desta terça-feira justamente para a realização dessa intervenção.
A ida ao centro cirúrgico foi confirmada publicamente pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que utilizou as redes sociais para informar sobre o novo procedimento. Segundo ela, a decisão foi tomada após as crises de soluço não cessarem mesmo com tentativas anteriores de controle clínico.
No boletim médico, os profissionais responsáveis pelo acompanhamento informaram ainda que Bolsonaro segue realizando fisioterapia respiratória, utiliza aparelho de CPAP (pressão positiva contínua nas vias aéreas) durante o período noturno e recebe medidas preventivas contra trombose, como parte do protocolo hospitalar.
Bolsonaro passou por uma cirurgia no dia 25 de dezembro e, desde então, vem sendo submetido a outros procedimentos complementares para tratar o quadro persistente de soluços, que já havia sido relatado anteriormente pela equipe médica.
A previsão divulgada na tarde de segunda-feira (29) indica possibilidade de alta hospitalar no dia 1º de janeiro, caso não haja intercorrências. Após deixar o hospital, o ex-presidente deverá retornar à Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, onde cumpre pena após condenação por tentativa de golpe de Estado.