Agência Brasil | 30 de dezembro de 2025 - 21h15

Réveillon de Copacabana entra para o Guinness como o maior do mundo

Festa reuniu 2,5 milhões de pessoas na virada de 2024 para 2025 e consolida o Rio como referência global

RÉVEILLON NO RIO
Réveillon de Copacabana entra para o Guinness como o maior do mundo. - (Foto: Gabriel Monteiro/SECOM)

O réveillon do Rio de Janeiro foi oficialmente reconhecido pelo Guinness World Records como o maior réveillon do mundo. O anúncio foi feito nesta terça-feira (30) pela Prefeitura do Rio e leva em conta o público estimado em 2,5 milhões de pessoas que ocuparam a Praia de Copacabana na virada de 2024 para 2025.

O título foi entregue oficialmente ao prefeito Eduardo Paes no palco principal das comemorações do Réveillon 2026, montado em Copacabana. A placa comemorativa foi concedida por Camila Borenstein, jurada oficial do Guinness World Records.

Ao receber o reconhecimento, Paes destacou o papel do Rio como cidade vocacionada para grandes eventos. “Sabemos que nenhuma cidade do mundo faz eventos para tantas pessoas e com tanta constância como o Rio de Janeiro. Além dos números, não vamos deixar de ressaltar as qualidades da festa de ano novo, como a alegria dos cariocas e a diversidade musical”, afirmou.

De acordo com o Guinness, a concessão do título considerou critérios como o número recorde de participantes, a dimensão da programação artística, a extensão territorial do evento e a relevância cultural da celebração para a cidade e para o país.

Camila Borenstein explicou que a prefeitura apresentou uma série de provas técnicas para validar o recorde. “O título foi concedido após a análise de imagens, inclusive captadas por drones, que comprovaram a presença de 2,5 milhões de pessoas. É uma honra dizer que vocês fazem parte do Guinness e que são, mais uma vez, oficialmente surpreendentes”, declarou.

Réveillon 2026 terá estrutura inédita

Além do reconhecimento internacional, a Prefeitura do Rio anunciou que o Réveillon 2026 em Copacabana terá novas dimensões visuais e tecnológicas. Pela primeira vez, a festa contará com estruturas inéditas, cenografia renovada e maior uso de tecnologia.

A tradicional queima de fogos será realizada a partir de 19 balsas espalhadas ao longo da orla, quase o dobro do número utilizado em 2024. O espetáculo pirotécnico terá 12 minutos de duração, o maior já realizado na cidade.

Outro destaque será um show aéreo com 1,2 mil drones, que formarão imagens em homenagem ao Rio de Janeiro, sincronizadas com os fogos e com trilha sonora assinada pelo DJ Alok.

Programação musical diversificada

Três palcos principais serão montados na areia de Copacabana. No Palco Rio, em frente ao Copacabana Palace, estão confirmadas apresentações de Gilberto Gil e Ney Matogrosso, Belo e Alcione, João Gomes com participação especial de Iza e Alok. A abertura ficará por conta da DJ Cady, e o encerramento será com a Beija-Flor de Nilópolis.

No Palco Samba, na altura da Rua República do Peru, se apresentam Roberta Sá, Mart’nália, Diogo Nogueira e Feijão com o Bloco da Preta. A DJ Tamy abre a programação, e o encerramento será com a Grande Rio.

Já o Palco Leme, dedicado à música gospel, receberá DJ Marcelo Araújo, Midian Lima, Samuel Messias, Thalles Roberto e o Grupo Marcados.

Além de Copacabana, outros 13 palcos espalhados pela cidade vão receber mais de 70 atrações, ampliando a festa para diferentes regiões do Rio e reforçando o caráter democrático do réveillon carioca.