Zeca do PT cobra explicações sobre obra abandonada de creche em distrito de Nova Alvorada do Sul
Deputado pede atuação do Ministério Público diante da paralisação da construção no Distrito Pana
INFRAESTRUTURAO deputado estadual Zeca do PT apresentou requerimento durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) cobrando esclarecimentos sobre o abandono da obra de um centro de educação infantil no Distrito Pana, localizado em Nova Alvorada do Sul. A construção está paralisada há longo período, sob alegação de falta de recursos.
De acordo com o parlamentar, o pedido tem como objetivo dar uma resposta concreta às famílias da comunidade, que aguardam há anos pela conclusão da unidade. Zeca afirma que a interrupção da obra compromete diretamente o acesso das crianças à educação infantil e gera insegurança quanto à destinação dos recursos públicos empregados no projeto.
No requerimento, o deputado questiona quais providências estão sendo adotadas pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul, na condição de fiscal da lei, em relação às exigências feitas à Prefeitura de Nova Alvorada do Sul para a retomada e finalização da construção.
“Considerando que a obra envolve a aplicação de recursos públicos e que sua inexecução ou atraso prolongado pode configurar prejuízo ao erário, descumprimento contratual e violação de direitos fundamentais, torna-se imprescindível o acompanhamento e a atuação do Ministério Público de MS. Assim, esta é medida necessária para garantir a transparência, a correta aplicação dos recursos públicos e, sobretudo, o direito das crianças do Distrito de Pana ao acesso à educação infantil de qualidade”, justificou Zeca.
O parlamentar destaca ainda que o requerimento tem como base denúncias feitas por moradores, reportagens jornalísticas e também pedidos de vereadores do município, que vêm cobrando explicações e providências sobre a paralisação da obra.
O documento foi encaminhado ao procurador-geral de Justiça de Mato Grosso do Sul, Romão Ávila Milhan Junior. A expectativa é que o Ministério Público se manifeste sobre o caso e informe quais medidas podem ser adotadas para assegurar a conclusão da creche e o atendimento à população do Distrito Pana.