Agências bancárias fecham amanhã; atendimento normal volta só em 2 de janeiro
Terça-feira é o último dia útil do ano para operações presenciais e compensações bancárias
SERVIÇO BANCÁRIOQuem precisa resolver pendências bancárias presenciais deve se organizar. Esta terça-feira (30) é o último dia útil de 2025 com expediente normal nas agências bancárias em todo o país. A partir de quarta-feira (31), não haverá atendimento presencial nem compensação bancária.
Durante os dias sem compensação — 31 de dezembro e 1º de janeiro — contas de consumo, como água, energia e telefone, com vencimento nessas datas poderão ser pagas no próximo dia útil, sem cobrança de juros ou multa.
A regra, no entanto, não se aplica a tributos e impostos. Nesses casos, quando o vencimento cai em feriado ou em dia sem compensação bancária, o pagamento deve ser antecipado para evitar encargos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) orienta que, se necessário, o contribuinte antecipe o pagamento ou utilize o agendamento pelos canais eletrônicos.
Mesmo com as agências fechadas, os clientes poderão utilizar normalmente os serviços digitais. Internet banking, aplicativos de celular, caixas eletrônicos, atendimento telefônico e correspondentes bancários seguem disponíveis para pagamento de contas, transferências, consultas de saldo e extrato, entre outras operações.
Boletos cadastrados no sistema de Débito Direto Autorizado (DDA) também podem ser pagos de forma eletrônica, sem necessidade de ir ao banco.
O atendimento presencial nas agências será retomado na sexta-feira, 2 de janeiro.