Santos aluga Vila Belmiro para shows e arrecada milhões durante pausa do futebol
Clube usa período sem jogos para testar modelo de arena multiuso e ampliar receitas
FUTEBOLSem compromissos oficiais após o encerramento da temporada 2025, o Santos encontrou uma alternativa para manter a geração de receitas com o calendário esportivo parado: alugar a Vila Belmiro para eventos musicais. O estádio foi palco de duas grandes apresentações no último fim de semana, reforçando a estratégia da diretoria de diversificar o uso do espaço.
No sábado (27), a dupla sertaneja Henrique e Juliano se apresentou para cerca de 20 mil pessoas. Já no domingo (28), a Vila Belmiro recebeu, com entrada gratuita, o Clamor Brasil, considerado um dos maiores eventos de música gospel do país. As duas atrações movimentaram o estádio fora do contexto esportivo e atraíram públicos distintos.
A iniciativa não é inédita na atual gestão, mas ganha força como parte de um planejamento de longo prazo. A diretoria do Santos enxerga esses eventos como um passo inicial na consolidação da Vila Belmiro como espaço multiuso, alinhado ao projeto do futuro estádio do clube, que deverá funcionar como arena moderna e aberta a diferentes tipos de entretenimento.
A estimativa é de que o Santos tenha arrecadado cerca de R$ 5 milhões com os dois eventos, somando valores de aluguel do estádio, venda de ingressos, camarotes, além da comercialização de alimentos e bebidas.
“Nós temos testado modelos e, assim, construído desde já uma cultura de ter shows e grandes eventos na Vila Belmiro. O primeiro que organizamos já foi importante para entendermos a direção que o planejamento deve seguir”, afirmou Luiz Fernando Vella, gerente administrativo do Santos.
Segundo ele, a proposta vai além do aspecto financeiro. “Precisamos criar oportunidades de entretenimento. Essa é uma diretriz da atual gestão, que busca estar mais próxima da Baixada Santista, não apenas com jogos, mas também oferecendo experiências positivas que agreguem valor ao estádio”, completou.
Os eventos estavam inicialmente previstos para o início de janeiro, mas precisaram ser antecipados para o fim de dezembro devido à alteração no calendário do futebol brasileiro. Com a nova programação, o clube conseguiu aproveitar o período sem partidas e manter a Vila em funcionamento.
O planejamento do Santos inclui novos eventos entre junho e julho de 2026, durante a disputa da Copa do Mundo, quando o calendário do futebol nacional será novamente paralisado. A ideia é atrair mais shows e grandes produções para o estádio, ampliando a visibilidade e as receitas do clube.
Enquanto explora novas fontes de renda fora das quatro linhas, o Santos também mantém atenção ao futebol. O clube garantiu permanência na Série A e está ativo no mercado em busca de reforços para a próxima temporada.
O primeiro compromisso oficial de 2026 será no Campeonato Paulista. A estreia está marcada para o dia 10 de janeiro, às 16h, contra o Novorizontino, dando início a mais um ano em que o Santos pretende equilibrar desempenho esportivo e gestão financeira.