Lula fecha 2025 com mais reprovação que aprovação, diz pesquisa
Levantamento do Paraná Pesquisas mostra governo desaprovado por 50,9% dos entrevistados; mesmo assim, petista lidera cenários de primeiro turno para 2026
PARANÁ PESQUISASO governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) termina 2025 com mais eleitores insatisfeitos do que apoiadores, segundo pesquisa do instituto Paraná Pesquisas divulgada nesta segunda-feira (29). De acordo com o levantamento, 50,9% desaprovam a gestão, enquanto 45,6% aprovam. Outros 3,5% não souberam ou não responderam. Os números repetem, praticamente sem variação, o cenário medido em novembro, quando a desaprovação também era de 50,9% e a aprovação, de 45,9%.
Na avaliação do governo, 32,7% consideram a administração Lula “ótima” ou “boa”, 23,1% classificam como “regular” e 42,8% avaliam como “ruim” ou “péssima”. Apenas 1,4% dos entrevistados não souberam ou preferiram não opinar. A pesquisa ouviu 2.038 pessoas entre os dias 18 e 22 de dezembro, tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.
Mesmo com a avaliação negativa e a desaprovação acima da aprovação, Lula aparece na frente em todos os cenários de primeiro turno testados para a eleição presidencial de 2026. O petista lidera as intenções de voto contra nomes como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).