Redação O Estado de S. Paulo | 28 de dezembro de 2025 - 21h40

Pescadores são salvos após 20 horas à deriva no Rio Paraná em Presidente Epitácio

Barco naufragou com ventos fortes e vítimas foram encontradas com sinais de exaustão e desidratação

RESGATE NO RIO
Bombeiros e Polícia Militar resgatam pescadores que ficaram à deriva por cerca de 20 horas no Rio Paraná. - (Foto: PMESP/Divulgação)

Três pessoas foram resgatadas na tarde deste sábado, 27, após passarem cerca de 20 horas à deriva no Rio Paraná, na região de Presidente Epitácio, no interior de São Paulo. O resgate foi realizado pelo Corpo de Bombeiros com apoio da Polícia Militar, após o naufrágio da embarcação em que os três pescadores estavam.

Segundo os bombeiros, o barco virou depois de uma mudança repentina nas condições climáticas, com registro de ventos fortes na região. Após o acidente, os ocupantes conseguiram se manter à tona utilizando coletes salva-vidas, onde permaneceram até serem localizados.

As vítimas foram encontradas conscientes e orientadas, porém apresentavam desgaste físico intenso e quadro de desidratação. O resgate ocorreu após buscas que mobilizaram equipes terrestres, embarcações e um helicóptero Águia da Polícia Militar de São Paulo.

Em vídeo divulgado pelo Corpo de Bombeiros nas redes sociais, uma das pessoas resgatadas descreveu o momento do naufrágio e o período à deriva. “No que o barco virou, a gente segurou nas bordas, mas foi terrível. Foi uma sensação que nunca mais quero ter na minha vida, ficar à deriva”, relatou.

O depoimento evidencia o risco enfrentado pelos pescadores, que passaram a noite expostos às condições do rio até a chegada das equipes de resgate.

Após serem retiradas da água, as três pessoas foram encaminhadas a unidades de saúde da região para avaliação e atendimento médico. De acordo com o Corpo de Bombeiros, apesar do desgaste físico, todas passam bem.