Redação | 27 de dezembro de 2025 - 09h31

IFMS abre matrículas para cursos técnicos integrados ao ensino médio em janeiro

Convocados devem se matricular entre os dias 12 e 16; aulas começam em fevereiro de 2026

EDUCAÇÃO PÚBLICA
IFMS inicia em janeiro o período de matrículas para cursos técnicos integrados ao ensino médio - (Foto: Reprodução)

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abre, a partir do dia 12 de janeiro, o período de matrículas para os cursos técnicos integrados ao ensino médio. A convocação segue o resultado final do Exame de Seleção 2026 e contempla candidatos da ampla concorrência e das ações afirmativas.

De acordo com a diretora de Educação Básica do IFMS, Glaucia Vasconcelos, a distribuição das vagas segue os critérios previstos no edital. Os 20 primeiros colocados de cada curso ocupam 50% das vagas, independentemente da modalidade de inscrição. As outras 20 vagas são destinadas aos primeiros colocados de cada cota, conforme a política de reserva para estudantes oriundos de escolas públicas.

Nesta primeira chamada, estão disponíveis apenas os nomes dos candidatos convocados para matrícula. A lista de espera será divulgada no dia 23 de janeiro, data prevista também para a publicação da segunda chamada.

Em alguns cursos, o número de inscritos foi inferior ao total de vagas ofertadas. Nesses casos, todos os candidatos estão automaticamente convocados para matrícula. São eles: Técnico em Edificações (vespertino), em Aquidauana; Técnico em Agropecuária (vespertino), em Nova Andradina; e Técnico em Informática (vespertino), em Ponta Porã.

As vagas remanescentes desses cursos poderão ser ocupadas, preferencialmente, por candidatos inscritos em outros cursos do mesmo campus. Para isso, é necessário manifestar interesse e solicitar a matrícula no período de 12 a 16 de janeiro.

A relação dos convocados está disponível na Central de Seleção do IFMS.

Como fazer a matrícula - Os candidatos convocados devem realizar a matrícula pelo Sistema de Matrículas do IFMS entre os dias 12 e 16 de janeiro. Quem não tiver acesso à internet pode comparecer presencialmente ao campus para realizar o procedimento on-line, conforme os horários de atendimento da unidade.

No ato da matrícula, será necessário anexar documentos como histórico escolar do ensino fundamental, documento oficial de identificação com foto, foto digital atual, Declaração de Vacinação Atualizada e, no caso de candidatos do sexo masculino, comprovante de quitação com o serviço militar. Candidatos inscritos por ações afirmativas devem apresentar a documentação específica prevista em edital, incluindo laudo médico para pessoas com deficiência.

A lista completa de documentos e os procedimentos detalhados estão disponíveis no edital da primeira chamada.

Sobre o Exame de Seleção 2026 - O Exame de Seleção 2026 ofertou 1.840 vagas em 11 opções de cursos técnicos integrados ao ensino médio, distribuídos em dez municípios de Mato Grosso do Sul. As aulas estão previstas para começar em fevereiro de 2026.

Nesse formato, o estudante cursa simultaneamente o ensino médio e a formação técnica, o que permite tanto a inserção no mercado de trabalho quanto o ingresso no ensino superior ao final do curso.

Dúvidas sobre o processo seletivo podem ser encaminhadas para o e-mail processoseletivo@ifms.edu.br. Todas as informações também estão reunidas no hotsite do Exame de Seleção 2026.