Renata Okumura | 27 de dezembro de 2025 - 08h40

Até quando vai a onda de calor que atinge MS e outras regiões do País?

Inmet mantém alerta de onda de calor até segunda (29) e prevê pancadas fortes de chuva com avanço de frente fria

CLIMA
Céu carregado e calor forte em Campo Grande: fim de semana em Mato Grosso do Sul será de altas temperaturas e pancadas de chuva típicas de verão. - (Foto: Arquivo)

Mato Grosso do Sul entra no fim de semana sob combinação típica de verão: muito calor, ar úmido e avanço de frente fria, cenário que deixa o tempo instável em várias regiões do Estado.

De acordo com a Climatempo e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a onda de calor que atinge o Centro-Oeste mantém as temperaturas elevadas, enquanto as instabilidades ganham força entre o fim da tarde e a noite, especialmente neste sábado (27), aumentando o risco de pancadas de chuva moderadas a fortes e temporais isolados.

O Inmet mantém até segunda-feira (29) um alerta vermelho de perigo para onda de calor que abrange São Paulo, Rio de Janeiro e trechos de Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.

Há ainda aviso em nível amarelo para calor intenso em outras áreas de Goiás, Minas e Espírito Santo. Segundo os órgãos de meteorologia, os últimos dias do ano têm sido marcados por temperaturas acima da média em várias regiões do País por causa de um bloqueio atmosférico, que dificulta a passagem de frentes frias e favorece a persistência do calor, principalmente no Sudeste.

Mesmo com a forte atuação da massa de ar quente, uma frente fria ajuda a organizar áreas de instabilidade e deixa parte do Brasil em alerta para tempestades. Há aviso amarelo para temporais em São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e parte de Santa Catarina, além de outro alerta para áreas do próprio Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No Sul, especialmente no território gaúcho e em parte de Santa Catarina, o Inmet emitiu ainda alerta laranja para tempestades com volumes elevados de chuva.

Pelo mapa nacional, o sábado deve ser de aumento das nuvens e chuva moderada a forte em São Paulo e na metade oeste de Minas, com risco de temporais no interior paulista e no sul e sudoeste mineiro; no Sul, o fim de semana será de calor e pancadas de chuva nos três Estados, com atenção maior ao sul gaúcho.

No Centro-Oeste, a chuva tende a ser mais irregular, com pancadas ganhando força em Mato Grosso e no oeste e sudeste de Goiás, enquanto em Mato Grosso do Sul as instabilidades aumentam no fim da tarde e à noite.

No Nordeste, as áreas de maior instabilidade se concentram no Maranhão e extremo oeste do Piauí, mas o calor predomina em toda a região. Já no Norte, as pancadas são mais frequentes no Acre e oeste do Amazonas, com risco de temporais, enquanto Roraima permanece com tempo mais aberto e quente.