Estadão | 26 de dezembro de 2025 - 09h30

Guilherme acerta saída do Santos para a MLS e terá filho nos Estados Unidos

Atacante vai defender o Houston Dynamo após passagem marcada por altos e baixos na Vila Belmiro

ESPORTE
Guilherme deve vestir a camisa do Houston Dynamo no próximo ano. - (Foto: Raul Baretta/Santos)

O atacante Guilherme está de saída do Santos e deve dar sequência à carreira no futebol norte-americano. Aos 30 anos, o jogador está acertando transferência para o Houston Dynamo, da Major League Soccer (MLS), e embarcará para os Estados Unidos após o período de férias, acompanhado da esposa, que está grávida, e do filho mais velho. O segundo filho do atleta deve nascer em solo norte-americano.

Será a terceira experiência internacional de Guilherme. Antes, ele atuou pelo Al-Faisaly, da Arábia Saudita, e pelo Al Dhafra, dos Emirados Árabes Unidos. Segundo informações do UOL, o contrato com o clube dos Estados Unidos será válido por duas temporadas. A negociação deve render cerca de R$ 11 milhões aos cofres do Santos.

A saída ocorre após um período de desgaste do jogador com a torcida. Guilherme foi peça decisiva na campanha do título da Série B de 2024, quando terminou como um dos destaques da equipe, e teve bom desempenho no Campeonato Paulista de 2025. No entanto, ao longo do Brasileirão, passou a ser alvo de críticas pelo alto número de chances desperdiçadas e pela dificuldade em concluir jogadas ofensivas.

Com a pressão crescente, o atacante perdeu espaço no time titular, foi vaiado em jogos na Vila Belmiro e chegou a pedir para não atuar em algumas partidas, alegando abalo na saúde mental. O cenário contribuiu para a decisão de buscar um novo rumo na carreira.

Apesar do momento conturbado na reta final, Guilherme se despede do Santos com números expressivos. Foram 27 gols marcados em 94 partidas com a camisa alvinegra, além de 19 assistências distribuídas ao longo de suas passagens pelo clube.

Após o término do Brasileirão, o atacante já havia sinalizado que não permaneceria. “O Santos marcou a minha vida, marcou a minha carreira, a vida da minha família. Foi difícil, mas foi muito bom também, terminei duas temporadas seguidas como artilheiro e líder de assistências”, afirmou em entrevista à TNT.

Com a saída de Guilherme e a possibilidade de Tiquinho Soares também deixar o clube — o atacante avalia proposta do Coritiba —, a diretoria santista se movimenta no mercado para reformular o setor ofensivo. Um dos nomes em negociação é o de Rony, ex-Palmeiras, que está fora dos planos de Jorge Sampaoli no Atlético-MG. Gabigol também aparece entre os alvos para assumir a camisa 9.

O Santos inicia nesta sexta-feira a pré-temporada de forma virtual, com os jogadores cumprindo um programa físico individualizado. A expectativa da diretoria é anunciar nos próximos dias mudanças no elenco para 2026 e confirmar a renovação de Neymar, ao menos até junho. O camisa 10 já recebeu a proposta e a expectativa interna é de uma resposta positiva antes da virada do ano.