Agência Estado | 23 de dezembro de 2025 - 19h00

Gabriel Jesus volta ao time e ajuda Arsenal a avançar nos pênaltis

Brasileiro inicia como titular após 11 meses, para em Benítez no tempo normal, mas vê Arsenal bater o Crystal Palace por 8 a 7 nos pênaltis e ir à semifinal da Copa da Liga Inglesa

COPA DA LIGA
Gabriel Jesus volta ao time titular e participa da classificação do Arsenal sobre o Crystal Palace nos pênaltis, em Londres. - (Foto: Divulgação/Arsenal)

Depois de quase um ano sem começar uma partida como titular, Gabriel Jesus voltou ao time do Arsenal e foi personagem importante na classificação para a semifinal da Copa da Liga Inglesa. Nesta terça-feira (23), em Londres, o time empatou por 1 a 1 com o Crystal Palace no tempo normal e garantiu a vaga nos pênaltis, por 8 a 7.

Com o resultado, o Arsenal enfrentará o Chelsea em duas partidas, marcadas para 13 de janeiro e 8 de fevereiro, valendo um lugar na final do torneio. Do outro lado da chave, Newcastle e Manchester City decidem a outra vaga.

O jogo começou equilibrado, com o Crystal Palace adiantando a marcação e tentando roubar a bola ainda na saída do Arsenal. A partir dos dez minutos, porém, o time de Mikel Arteta passou a controlar a posse e empurrou o adversário para o campo de defesa.

Mesmo com o domínio territorial, as chances claras demoraram a aparecer. A principal válvula de escape era o lado esquerdo, com Gabriel Martinelli levando vantagem nos duelos com Canvot.

Quando conseguiu finalizar, o Arsenal esbarrou em grande atuação do goleiro Benítez. Aos 21 minutos, o argentino defendeu arremate de Madueke. Três minutos depois, fez defesa importante em cabeçada de Gabriel Jesus. Aos 39, voltou a parar Madueke em mais uma intervenção difícil.

A pressão aumentou nos minutos finais da primeira etapa. Aos 42, Martinelli ganhou mais uma de Canvot e cruzou para Timber, que testou para fora.

O fim do primeiro tempo trouxe preocupação para o torcedor brasileiro. Em dividida com Canvot, Gabriel Martinelli sentiu fortes dores na perna esquerda. Ele ainda retornou para o segundo tempo, mas não conseguiu continuar em campo e acabou substituído aos 13 minutos, aumentando a apreensão sobre seu estado físico.

Depois de ser pressionado na etapa inicial, o Crystal Palace voltou mais agressivo e passou a mandar no meio de campo. Lerma e Wharton tiveram boas oportunidades antes dos 15 minutos, obrigando o Arsenal a se reorganizar.

Vendo a equipe em dificuldade, Arteta recorreu a seus principais nomes: colocou Odegaard e Saka em campo para tentar retomar o controle da partida. O Arsenal só voltou a assustar aos 24 minutos, novamente com Gabriel Jesus em cabeceio perigoso. O atacante teria mais uma chance aos 30, mas mandou por cima do travessão.

O duelo ficou aberto, com as duas equipes alternando chegadas ao ataque.

Aos 35 minutos, o Arsenal enfim tirou o zero do placar. Após cobrança de escanteio pela direita, houve confusão na área do Crystal Palace e o zagueiro Lacroix acabou empurrando contra o próprio gol, abrindo 1 a 0 para os donos da casa.

O Crystal Palace não desistiu e manteve a postura ofensiva. O prêmio veio com o oportunismo de Guéhi, que aproveitou bola na área para empatar: 1 a 1.

Até o fim, o jogo seguiu franco, com chances dos dois lados. Antes do apito final, Benítez ainda apareceu pela sétima vez com defesa importante, segurando o empate e levando a decisão para os pênaltis.

Na marca da cal, os dois times foram perfeitos nas primeiras cinco cobranças. A disputa seguiu para as alternadas.

Na oitava série, Kea defendeu a cobrança de Le Croix, garantindo a vitória do Arsenal por 8 a 7 e a classificação para a semifinal da Copa da Liga Inglesa. Gabriel Jesus, que já havia parado em Benítez no tempo normal, participou da disputa e ajudou o time londrino a manter o sonho do título vivo.

Agora, o Arsenal volta as atenções para o duelo em dois jogos contra o Chelsea, enquanto acompanha de longe a outra semifinal entre Newcastle e Manchester City, que definirá o possível rival numa eventual decisão.