Andressa Lima | 23 de dezembro de 2025 - 15h05

Anvisa veta medicamentos Bwell e Needs e acende alerta sobre marcas de farmácia

Agência apontou falta de autorização para produção; grupo dono da Raia e Drogasil diz que vai recorrer

FISCALIZAÇÃO
Medicamentos das marcas Bwell e Needs, ligadas à Drogasil foram proibidos pela Anvisa; decisão não afeta cosméticos. - (Foto: Reprodução)

A Anvisa proibiu nesta terça-feira (23) a venda e a divulgação de todos os medicamentos das marcas Bwell e Needs, ligadas ao grupo RD Saúde, responsável pelas redes de farmácias Raia e Drogasil.

A decisão tem validade nacional e inclui qualquer tipo de comercialização, em lojas físicas, sites, ou mesmo por pessoas e empresas que façam propaganda dos produtos. Segundo a agência, a companhia não tem autorização para fabricar medicamentos, o que torna a prática irregular.

Nas redes sociais, consumidores passaram a questionar se a medida afetaria também cosméticos, protetores solares e suplementos das marcas. A Anvisa esclareceu que a proibição é restrita aos medicamentos, mantendo liberada a venda de produtos de beleza e uso diário. Já no caso de vitaminas e suplementos, a situação depende da forma como cada item é classificado. Um levantamento feito no site da Drogasil mostra que, entre 11 vitaminas da Needs, apenas cinco indicam que não são medicamentos, enquanto outras exibem o alerta do Ministério da Saúde sobre a falta de comprovação científica de eficácia.

O grupo RD Saúde nega qualquer irregularidade. Em nota, a empresa afirma que não fabrica os medicamentos, apenas comercializa produtos feitos por laboratórios licenciados e autorizados pela própria Anvisa. O comunicado também reforça que todos os itens das marcas Bwell e Needs estão devidamente registrados no órgão regulador. A companhia informou que vai apresentar um recurso administrativo pedindo a revisão da decisão.