Andressa Lima | 23 de dezembro de 2025 - 09h45

Policial é baleado em tentativa de assalto em São Paulo

Crime ocorreu na Vila Prudente e foi registrado por câmeras de segurança; vítima foi socorrida em estado grave

SÃO PAULO
Abordagem foi feita por três assaltantes, que cercaram o veículo - Foto: Reprodução

Policial militar aposentado foi baleado durante uma tentativa de assalto na tarde desta segunda-feira, 22, na região da Vila Prudente, zona leste de São Paulo, enquanto permanecia dentro do carro estacionado em frente a um condomínio residencial, em uma ação que durou poucos segundos e foi registrada por câmeras de segurança do local.

As imagens mostram o veículo cercado por duas motocicletas, com a atuação de três assaltantes, sendo que um deles se posiciona na porta do passageiro e impede que o policial deixe o carro, enquanto outro vai até a porta do motorista, aponta a arma para o interior do veículo e efetua o disparo, antes de o grupo fugir do local.

Mesmo ferido, o policial consegue abrir a porta do carro e cai desacordado na calçada, recuperando a consciência instantes depois, quando pede ajuda e recebe apoio de um morador que sai do condomínio. Dados das câmeras indicam que o crime aconteceu pouco depois das 16 horas.

Outros vídeos gravados por testemunhas mostram o momento em que a vítima é socorrida pelo helicóptero Águia 12, da Polícia Militar, acionado para agilizar o atendimento devido à gravidade do caso.

Segundo a Polícia Militar, a vítima é um sargento da reserva que foi atendido em estado grave pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital das Clínicas. Até a última atualização, não havia informações oficiais sobre a evolução do estado de saúde do policial. O boletim de ocorrência foi registrado no 42º Distrito Policial, no Parque São Lucas.

Durante o atendimento da ocorrência, equipes policiais receberam a informação de que os mesmos criminosos teriam realizado outro roubo momentos antes do ataque ao PM. Nessa abordagem anterior, a vítima, que estava em uma Mercedes-Benz, teve o celular e a aliança levados pelos assaltantes.

O caso é investigado pela Polícia Civil, que analisa as imagens de segurança para identificar os envolvidos e apurar se os crimes estão ligados a uma sequência de roubos na região.