Estadão | 23 de dezembro de 2025 - 08h50

Shai Gilgeous-Alexander iguala feito histórico de Wilt Chamberlain na NBA

Armador do Thunder alcança 100 jogos seguidos com ao menos 20 pontos e lidera vitória sobre o Memphis

ESPORTE
Shai Gilgeous-Alexander, base dos Oklahoma City Thunder - (Foto:Hugo Vasconcelos)

MVP da última temporada, quando comandou o Oklahoma City Thunder ao título da NBA, Shai Gilgeous-Alexander segue empilhando atuações históricas na liga. Nesta segunda-feira, ao liderar a vitória sobre o Memphis Grizzlies por 119 a 103, o armador canadense atingiu uma marca alcançada apenas por Wilt Chamberlain: 100 jogos consecutivos anotando pelo menos 20 pontos.

O recorde absoluto pertence a Chamberlain, que em 1963 somou 126 partidas seguidas com esse mínimo de pontuação. Shai tornou-se apenas o segundo jogador da história a chegar à marca, alcançando o centésimo jogo com uma atuação de 31 pontos.

O feito foi consolidado no início do quarto período, quando o canadense marcou seu 21º ponto na partida e ampliou a vantagem do Thunder para 86 a 73. Foram 12 pontos apenas no último quarto, em uma atuação segura que garantiu a recuperação do atual campeão e líder isolado da Conferência Oeste, após dois tropeços recentes.

Além da pontuação, Shai teve um desempenho completo: converteu 11 de 20 arremessos, distribuiu oito assistências e aplicou quatro roubadas de bola. Jalen Williams colaborou com 24 pontos, enquanto Ajay Mitchell saiu do banco para marcar 16. O Thunder atuou desfalcado de Chet Holmgren, afastado por doença, e Isaiah Hartenstein, lesionado.

Do lado do Memphis, a ausência do astro Ja Morant pesou. O Thunder controlou o placar desde o início e chegou a abrir 20 pontos de vantagem. Os Grizzlies tentaram reagir com o bom aproveitamento nos arremessos de três — 18 bolas convertidas —, mas o time de Oklahoma também foi eficiente do perímetro, com 15 acertos.

Com o resultado, o Thunder soma 26 vitórias em 29 jogos na temporada. Já o Memphis chega à 16ª derrota no mesmo número de partidas e ocupa apenas a nona posição, atrás do Golden State Warriors.

Em São Francisco, o Golden State Warriors contou com uma grande atuação de Stephen Curry para conquistar a segunda vitória consecutiva e alcançar 50% de aproveitamento na temporada, com 15 vitórias e 15 derrotas. O triunfo foi diante do Orlando Magic, por 120 a 97, no Chase Center.

Depois de um início discreto, acertando apenas três de 13 arremessos no primeiro tempo, Curry voltou inspirado do intervalo, converteu quatro bolas de três e terminou a partida com 26 pontos.

Resultados desta segunda-feira na NBA

Jogos desta terça-feira