Agência Estado | 21 de dezembro de 2025 - 18h00

Marrocos vence Comores na Copa Africana e dá primeiro recado antes do Mundial

Adversário do Brasil na estreia da Copa de 2026 sofre, mas conta com Brahim Diaz e golaço de El Kaabi para confirmar favoritismo na abertura do torneio

FUTEBOL
Marrocos x Comores. - (Foto: weam mostafa)

Adversária do Brasil na estreia da Copa do Mundo de 2026, a seleção de Marrocos começou 2025 em clima de resultado obrigatório – e cumpriu a missão. Neste domingo, a equipe marroquina venceu Comores por 2 a 0, no estádio Príncipe Moulay Abdallah, em Rabat, na abertura da Copa Africana de Nações. O duelo mostrou um time dominante, mas que precisou insistir para furar o bloqueio rival.

O grande nome da partida foi Brahim Diaz, do Real Madrid, autor do primeiro gol e eleito o melhor em campo. El Kaabi, com um golaço de bicicleta, fechou o placar e garantiu a vitória do anfitrião.

Quarto colocado na Copa do Mundo do Catar e 11º no ranking da Fifa, Marrocos entra no torneio continental como principal favorito ao título, que só conquistou uma vez, em 1976. Do outro lado, Comores, 108º do ranking e sem tradição no futebol, disputa a competição apenas pela segunda vez.

Debaixo de chuva, o jogo começou com o roteiro esperado: Marrocos pressionando, Comores recuado e tentando se proteger perto da área. Logo aos 10 minutos, Brahim Diaz foi derrubado dentro da área e o árbitro marcou pênalti. Rahimi foi para a cobrança, mas bateu mal e parou na defesa do goleiro Pandor.

O pênalti perdido esfriou o ritmo marroquino. A seleção da casa seguiu com a bola, girando o jogo de um lado para o outro, mas criou poucas chances claras depois da penalidade. Comores se fechou bem, recuado, esperando um erro para tentar contra-atacar.

A estratégia rendeu apenas uma finalização modesta antes do intervalo, sem perigo para o goleiro Bono. Mesmo com amplo controle da posse, Marrocos foi para o vestiário ainda sob certa pressão da torcida, que esperava uma estreia mais convincente.

O segundo tempo foi mais aberto. Com o passar dos minutos, os espaços começaram a aparecer, e Marrocos cresceu tecnicamente. O goleiro Pandor precisou trabalhar mais, fazendo boas defesas em finalizações de média distância e em jogadas pelo lado do campo.

O primeiro gol do torneio saiu aos 10 minutos da etapa final. Mazraouni avançou pela direita e cruzou rasteiro para a área. Bem colocado e livre de marcação, Brahim Diaz apenas completou para o gol, abrindo o placar e aliviando a pressão dos anfitriões.

Depois do 1 a 0, Marrocos empilhou finalizações, mas também viu Comores sair um pouco mais para o jogo e levar perigo em contra-ataques. Em algumas chegadas, a seleção visitante flertou com o empate.

A resposta definitiva veio aos 29 minutos. El Kaabi tabelou com Salah-Eddine, recebeu de volta e, já dentro da área, emendou uma bicicleta perfeita para fazer 2 a 0, um dos lances mais bonitos da rodada. A partir daí, Marrocos administrou o placar e ainda teve chances de ampliar, mas o resultado já estava definido.

Marrocos volta a campo na próxima sexta-feira pelo Grupo A, quando enfrenta Mali novamente em Rabat. Comores encara a Zâmbia no mesmo dia.

A primeira fase da Copa Africana de Nações é disputada em seis grupos com quatro seleções cada. As equipes se enfrentam entre si, e avançam ao mata-mata os dois primeiros colocados de cada chave, além dos quatro melhores terceiros no geral.