Post da Nasa reacende disputa entre Brasil e EUA sobre invenção do avião
Publicação que exaltou irmãos Wright como pioneiros gerou onda de críticas de brasileiros nas redes, em defesa de Santos Dumont
AVIAÇÃOUma publicação do Escritório de História da Nasa reacendeu um debate centenário e provocou forte reação de brasileiros nas redes sociais. Ao apresentar os irmãos Orville e Wilbur Wright como pioneiros da aviação, na quarta-feira (17), a agência foi imediatamente confrontada por usuários que reivindicam para o brasileiro Santos Dumont o título de inventor do avião.
Nos comentários, sobrou ironia. Muitos criticaram o fato de as aeronaves dos Wright dependerem de trilhos e de um sistema de pesos, comparado a uma catapulta, para sair do chão. “Com catapulta até uma vaca voa”, escreveu um usuário, sintetizando o tom das respostas à postagem norte-americana.
A polêmica, no entanto, está longe de ser nova. Há mais de cem anos, Brasil e Estados Unidos sustentam versões diferentes sobre a origem do avião. Enquanto os norte-americanos defendem que os irmãos Wright realizaram o primeiro voo em 1903, brasileiros apontam Santos Dumont como o verdadeiro pioneiro, por ter feito testes públicos anos depois.
Pesquisadores e especialistas costumam destacar critérios considerados decisivos à época. Em 1906, em Paris, o 14-bis de Santos Dumont levantou voo sem qualquer auxílio externo, diante de centenas de pessoas e de uma comissão técnica do Aeroclube da França convocada para acompanhar a demonstração. Já os voos atribuídos aos Wright não teriam contado com testemunhas credenciadas nem ocorrido em apresentações abertas, o que alimenta, até hoje, a defesa do brasileiro como inventor do avião.