21 de dezembro de 2025 - 10h30

Aníbal Moreno vê 'decisão certa' em saída do Palmeiras para o River

Volante de 26 anos fala em tom de despedida, admite ansiedade por retorno à Argentina e busca mais espaço de olho na Copa do Mundo

MERCADO DA BOLA
Aníbal Moreno fala em tom de despedida do Palmeiras, se anima com possível acerto com o River Plate e vê a mudança como "decisão certa" para o futuro. - (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Depois de uma temporada marcada por falhas em jogos decisivos pelo Palmeiras, Aníbal Moreno já fala como quem está de saída. O volante de 26 anos se diz empolgado com a possibilidade de voltar ao futebol argentino e tem encaminhado acerto para defender o River Plate a partir do próximo ano.

Em participação em uma partida beneficente em Catamarca, sua região natal, neste sábado, ele foi direto ao ser questionado sobre a troca de clube. “É a decisão certa”, resumiu o meio-campista. “Estou muito ansioso para começar o ano. Estou me preparando muito bem e, se Deus quiser, estamos perto de um acordo.”

Segundo a imprensa argentina, o Palmeiras teria aceitado a proposta do River Plate com o pagamento dos mesmos US$ 7 milhões (R$ 38,6 milhões, em valores atualizados) investidos em 2023, quando o jogador ainda defendia o Racing.

Após um ano ruim e sem vaga na Libertadores, o River Plate passa por reformulação do elenco para tentar entregar um time mais competitivo ao técnico Marcelo Gallardo. Fausto Vera, ex-Corinthians e Atlético-MG, foi o primeiro reforço, e Aníbal Moreno surge como mais uma peça importante nesse processo.

A possível transferência também se encaixa nos planos pessoais do volante. Convocado pela primeira vez para a seleção argentina neste ano, ele precisa de mais sequência e protagonismo para seguir na briga por uma vaga na Copa do Mundo. A queda de status no Palmeiras, depois dos erros recentes, pesou na escolha.

“Não toquei no meu celular nas últimas horas. Você vem aqui para se divertir. Meu agente sabe que fizemos o melhor para mim, minha família e meu futuro”, afirmou o meio-campista, em tom de quem já se prepara para um novo ciclo na carreira.

Contratado no fim de 2023 para ocupar a vaga deixada por Zé Rafael no meio de campo alviverde, Aníbal Moreno rapidamente se tornou peça importante no esquema de Abel Ferreira e teve bom desempenho em sua primeira temporada.

Em 2024, porém, a situação mudou. O volante acumulou erros em momentos decisivos, o que fez sua imagem ruir junto a parte da torcida. A expulsão no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil contra o Corinthians e o erro na saída de bola que originou o terceiro gol do Flamengo na derrota por 3 a 2, pela 29ª rodada do Brasileirão, colocaram o argentino no papel de “vilão” em um ano sem títulos.

Com a concorrência no meio de campo e a titularidade em risco, a mudança para o River surge como chance de recomeço. Na visão do próprio jogador, é um passo necessário para retomar confiança, voltar a ter sequência e seguir sendo observado pela comissão técnica da seleção argentina.

Pelo Palmeiras, Aníbal Moreno disputou 117 partidas, marcou quatro gols, deu quatro assistências e conquistou o título do Campeonato Paulista de 2024.