PM é afastado após atingir idosa com coronhada de fuzil em abordagem na Baixada Fluminense
Agressão ocorreu em Nilópolis e foi registrada em vídeo que circulou nas redes sociais
VIOLÊNCIA POLICIALUm policial militar do Rio de Janeiro foi afastado das atividades operacionais após agredir uma idosa de 65 anos com uma coronhada de fuzil durante uma abordagem em Nilópolis, na Baixada Fluminense. O caso ocorreu na quarta-feira (17) e ganhou repercussão após vídeos da ação circularem nas redes sociais.
O agente, lotado no 20º Batalhão da Polícia Militar (Mesquita), não teve o nome divulgado pela corporação. Por esse motivo, a defesa do policial não foi localizada até a publicação desta reportagem.
As imagens mostram o policial discutindo com a idosa, outra mulher e um homem em via pública. Durante o desentendimento, ele segura o fuzil, inverte a posição da arma e atinge o tórax da senhora com a coronha, em uma ação que gerou críticas e questionamentos sobre o uso da força.
Procedimento interno - Em nota, a Polícia Militar informou que o agente foi identificado e afastado imediatamente do serviço operacional. A corporação instaurou um procedimento apuratório para analisar a conduta do policial durante a abordagem.
Segundo a PM, o processo interno tem como finalidade “a apuração dos fatos e a adoção das medidas administrativas e disciplinares cabíveis, conforme o regulamento da Corporação”.
A instituição afirmou ainda que não tolera excessos praticados por seus integrantes. “A Polícia Militar ressalta que não compactua com desvios de conduta ou excessos e atua com responsabilidade e transparência na apuração de ocorrências envolvendo seus integrantes, assegurando a observância do devido processo legal”, diz o comunicado.
Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o estado de saúde da idosa nem se houve necessidade de atendimento médico após a agressão.
O caso será analisado no âmbito administrativo da corporação e pode resultar em punições disciplinares, conforme o desfecho da apuração.