Da Redação | 19 de dezembro de 2025 - 07h45

Programa Mulheres Mil certifica mais 100 alunas em Campo Grande

Curso de Assistente Administrativo foi concluído no CRAS do Jardim Noroeste e terá novas turmas a partir de 2026

CAPACITAÇÃO
Programa Mulheres Mil concluiu mais uma etapa de formação voltada à qualificação de mulheres na Capital. - (Foto: Divulgação)

Certificação de mais 100 mulheres marcou, na tarde desta quinta-feira (18), a conclusão de uma nova turma do programa Mulheres Mil em Campo Grande. A formação foi realizada no CRAS do Jardim Noroeste e teve como foco o curso de Assistente Administrativo, com carga horária de 160 horas/aula.

Com o encerramento desta etapa, o programa alcança a marca de 855 mulheres qualificadas na Capital. O resultado é fruto da parceria entre a Prefeitura de Campo Grande e o Governo Federal, com execução da Fundação Social do Trabalho (Funsat). Desde a implantação da iniciativa, já foram formadas 12 turmas distribuídas pelas sete regiões urbanas do município.

A capacitação é desenvolvida pela Escola da Funsat e vai além da formação técnica. O curso inclui conteúdos complementares de empreendedorismo, educação financeira, marketing e oratória, ampliando as possibilidades de inserção no mercado de trabalho e de fortalecimento da autonomia pessoal das participantes.

Participantes do Mulheres Mil recebem certificado após 160 horas de capacitação profissional. (Foto: Divulgação)

Moradora do Jardim Paulista, Nayara Avyla, de 42 anos, destacou a metodologia aplicada ao longo do curso. “Foi algo tão bom que pretendo fazer outras capacitações da Funsat. Não só pelo conteúdo, mas pela metodologia inclusiva, que influencia a acreditarmos no nosso próprio potencial”, afirmou.

Outra aluna certificada, Luana Gabrielly de Matos, de 26 anos, residente no Jardim Anache, acompanhou a cerimônia ao lado dos filhos, incluindo a caçula de 10 meses. Para ela, a experiência vai além da sala de aula. “São 160 horas de aprendizagem que mudam a vida da aluna. Para mim, foi algo que me ensinou muito e agora fica o desafio de aplicar esse conhecimento para conquistar novas oportunidades”, relatou.

O Mulheres Mil é voltado exclusivamente ao público feminino e tem como proposta oferecer qualificação profissional aliada ao desenvolvimento humano, criando condições para o ingresso ou retorno ao mercado de trabalho formal, além de incentivar iniciativas empreendedoras.

Segundo a Funsat, o programa será retomado em fevereiro de 2026, com a abertura de novas turmas em diferentes bairros de Campo Grande. Informações sobre inscrições e futuras capacitações podem ser obtidas pelo WhatsApp (67) 3314-3089 ou presencialmente na Escola da Funsat, localizada na Rua 14 de Julho, nº 992, Vila Glória, 1º andar, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h.