Rayanderson Guerra | 18 de dezembro de 2025 - 10h10

Defesa de Bolsonaro pede ao STF autorização para fisioterapia diária na Polícia Federal

Advogados solicitam sessões para manutenção da saúde após perícia médica, enquanto aguardam resposta sobre pedido de cirurgia e prisão domiciliar

POLÍTICA
Defesa de Bolsonaro pede ao STF autorização para sessões diárias de fisioterapia na Polícia Federal. - (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/EBC)

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) protocolou nesta quarta-feira (17) um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que ele seja autorizado a receber atendimento fisioterapêutico diário na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. O objetivo, segundo os advogados, é garantir sessões de fisioterapia respiratória e motora recomendadas pelo médico particular de Bolsonaro para manter o condicionamento físico e promover readequação postural.

O pedido especifica que as sessões ocorram uma vez por dia, em dias úteis e durante o horário padrão de funcionamento da Superintendência da PF, para facilitar o controle e a continuidade do tratamento.

O ex-presidente, que está detido desde 22 de novembro, passou nesta quarta-feira por uma perícia médica a mando do ministro do STF Alexandre de Moraes, que também já havia autorizado a realização de exames no local. Laudos e resultados dos exames médicos já foram enviados aos peritos do Instituto Nacional de Criminalística, responsáveis por avaliar o estado de saúde do ex-chefe do Executivo.

No despacho anterior, Moraes destacou que, até o momento, não há indicação médica que justifique a realização de cirurgia de urgência ou a concessão de prisão domiciliar. Entretanto, a defesa de Bolsonaro aguarda manifestação do STF sobre esses pedidos, com base em exames apresentados que apontariam a necessidade de intervenção cirúrgica — alegação ainda não reconhecida oficialmente pela Justiça.