Rui Costa diz que agenda econômica priorizou maioria da população em 2025
Ministro destaca isenção do IR, queda do desemprego, programas sociais e aumento da renda como marcas do ano
POLÍTICAO ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta quarta-feira (17) que a agenda econômica e social do governo em 2025 teve como foco reduzir desigualdades e beneficiar a maioria da população brasileira. Segundo ele, as medidas adotadas nos últimos três anos mostram “de que lado o governo está: do povo brasileiro”.
Entre os principais destaques, Rui mencionou a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais, medida que, segundo o governo, beneficiou mais de 15 milhões de pessoas.
O ministro também celebrou a redução da taxa de desemprego para 5,4%, a menor da série histórica. Segundo ele, quase 103 milhões de brasileiros estão hoje em atividades formais ou informais. A massa salarial teve crescimento real entre 23% e 25%, com salário médio 8% maior.
Outro dado apontado foi a queda na pobreza: entre 2022 e 2024, cerca de 9 milhões saíram da pobreza e 13 milhões da extrema pobreza, conforme estimativas do governo.
Entre os programas sociais citados, estão:
-
Luz do Povo, que isenta 60 milhões de brasileiros do pagamento da conta de luz;
-
Novo benefício a partir de janeiro, com descontos para quem ganha até um salário mínimo per capita;
-
Gás do Povo, previsto para atingir 15 milhões de famílias até março;
-
CNH Social, para facilitar o acesso à carteira de motorista;
-
Pé-de-Meia, que já beneficiou 6 milhões de jovens no ensino médio com R$ 3 mil;
-
Agora Tem Especialistas, voltado à redução de filas por atendimento médico especializado;
-
Minha Casa, Minha Vida, que já entregou 1,7 milhão de moradias e alcançou 2 milhões contratadas, meta para os quatro anos de mandato.
Rui Costa concluiu que os resultados mostram avanços econômicos e sociais que precisam ser mantidos nos próximos anos.