Assembleia de MS fecha 2025 com 119 sessões, 508 projetos apresentados e 249 aprovações
Presidente Gerson Claro destaca trabalho coletivo, diálogo e expressivos números em ano de intensa atividade parlamentar
AGÊNCIA DE NOTÍCIASA Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) encerrou nesta quarta-feira (17) o ano legislativo de 2025 com um balanço de atividades que reforça o protagonismo e o volume de trabalho da Casa. Segundo dados da Secretaria de Assuntos Legislativos e Jurídicos, foram realizadas 119 sessões plenárias ao longo do ano, totalizando 419 votações e a publicação de 195 Diários Oficiais do Legislativo.
O presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro (PP), abriu a última sessão destacando os principais números de 2025: ao todo, 508 proposições foram apresentadas, incluindo 225 Projetos de Lei (PL), 151 Projetos de Resolução (PR), 18 Projetos de Decreto Legislativo (PDL), 12 Projetos de Lei Complementar (PLC) e duas Emendas à Constituição (PEC). Deste total, 249 propostas foram aprovadas: 94 PLs, 134 PRs, 15 PDLs e seis PECs. Outras 55 propostas foram rejeitadas e 193 seguem em tramitação para 2026.
Gerson Claro atribuiu os resultados ao esforço conjunto dos parlamentares, equipes técnicas, servidores e setores da Assembleia. “Ano de muito trabalho, quero agradecer o empenho das equipes de gabinetes e dos servidores da ALEMS, que tem uma equipe técnica aguerrida, que trabalhou muito durante o ano. Ao pessoal da comunicação, da segurança, do cerimonial, do financeiro, da primeira secretaria, enfim, a todos o nosso agradecimento. Sem vocês não conseguiríamos fazer e tocar o Mato Grosso do Sul”, afirmou.
O balanço também revela a movimentação administrativa da Casa. Foram encaminhadas 4.314 proposições acessórias, como indicações, moções, requerimentos e emendas, além de 6.389 ofícios expedidos pela 1ª Secretaria e 1.665 ofícios pela Presidência.
Ao encerrar a última sessão, Gerson Claro concedeu entrevista coletiva e fez questão de valorizar o ambiente democrático e o diálogo entre os deputados. “Agradeço a todos os deputados e deputadas, que o debate foi pautado pelo respeito e diálogo e por isso pudemos ter números tão expressivos. Nem tudo teve votação unânime, mas respeita-se a democracia e o ambiente de debate é natural de um Parlamento”, destacou.
O presidente também lembrou a realização de audiências públicas, homenagens, solenidades, a Corrida dos Poderes e a tradicional festa junina, além do trabalho conjunto entre os poderes estaduais. “Um ano para fazer agradecimento a Deus pelo que vivemos e a todos os poderes que trabalharam em harmonia”, concluiu.
As sessões plenárias da ALEMS serão retomadas no dia 3 de fevereiro de 2026.