Equipes intensificam limpeza e reparos em vias de Campo Grande após chuvas
Com sol e tempo firme, Prefeitura acelera retirada de resíduos, remoção de árvores caídas e preparação para obras em áreas atingidas
CIDADEA quarta-feira (17) começou com sol forte em Campo Grande, sem previsão de chuva, e a Prefeitura aproveitou o tempo firme para intensificar o mutirão de limpeza, manutenção e recuperação de vias afetadas pelos temporais dos últimos dias. As equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) atuam em diversas frentes, da remoção de resíduos à preparação de obras emergenciais em pontos críticos da cidade.
Entre as prioridades está a limpeza e retirada de árvores caídas, além da remoção de resíduos das bocas de lobo, medida essencial para evitar novos alagamentos em caso de novas chuvas. O trabalho é feito em ritmo acelerado para liberar ruas e garantir segurança à população.
Com o tempo firme, a Sisep também iniciou a preparação dos materiais para obras de reparo em áreas danificadas. O destaque está no conserto do buraco aberto na Avenida Manoel da Costa Lima e na recomposição das placas de concreto que cederam no canal do Córrego Segredo, na Avenida Ernesto Geisel. Se não houver mudança no clima, a expectativa é que as intervenções comecem já na quinta-feira (18).
Na Avenida Ernesto Geisel, segue o trabalho de retirada de troncos e galhos trazidos pela enxurrada, muitos deles presos nas pontes. O serviço exige o uso de máquinas pesadas e, em alguns trechos, trabalhadores precisam entrar no canal para realizar a limpeza manual.
A Sisep também realiza a limpeza mecanizada em vias asfaltadas que ficaram cobertas de terra, pedras e outros materiais arrastados pela enxurrada. O serviço começou em bairros como Vila Nasser e na região da Avenida Rachid Neder com Avenida Ernesto Geisel.
No bairro Nossa Senhora das Graças, foi necessária uma ação emergencial para retirar terra, pedras e água acumulada da Rua José Ribeiro de Sá Carvalho, que teve o tráfego prejudicado.
Outra frente importante está no recolhimento de resíduos sólidos em áreas estratégicas, como a Rua Fátima do Sul. O local foi definido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) para que moradores pudessem descartar materiais que acumulam água, reforçando o combate ao mosquito da dengue. O recolhimento, inicialmente previsto para terça-feira, foi adiado para quarta por conta da chuva.
Com tempo firme, Campo Grande acelera limpeza, remoção de resíduos e preparação de obras emergenciais após temporais. (Foto: Reprodução SECOM CG)
Além das ações emergenciais, a manutenção das vias pavimentadas avança em ritmo acelerado em diferentes bairros da capital, incluindo Jardim Panorama, Jardim Parati II, Jardim Colúmbia, Portal Caiobá, entre outros.
A Sisep mantém ainda o trabalho de remoção de troncos e galhos de árvores que caíram com as últimas chuvas, liberando ruas e reduzindo riscos para motoristas e pedestres.
O esforço conjunto das equipes busca normalizar a rotina nos bairros mais atingidos, evitar transtornos à população e garantir que vias, calçadas e áreas públicas estejam em condições seguras e limpas para todos.