Lançamento de foguete comercial em Alcântara é adiado para sexta-feira
Voo do Hanbit-Nano, que seria o primeiro comercial a partir do Brasil, foi remarcado para o dia 19
CIÊNCIALançamento inédito no setor espacial brasileiro foi adiado nesta quarta-feira (17). A empresa sul-coreana Innospace cancelou o voo do foguete Hanbit-Nano, previsto para ocorrer hoje no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. A nova data foi definida para sexta-feira (19).
Seria a primeira vez que um foguete comercial partiria de uma base brasileira, o que vinha sendo tratado como um marco para o programa espacial do país. A Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pela operação do CLA, confirmou o adiamento.
Em comunicado, a Innospace informou que a decisão foi tomada para permitir a substituição de componentes após a identificação de uma anomalia em um dispositivo de resfriamento do sistema de suprimento de oxidante do primeiro estágio do foguete. O problema foi detectado durante a inspeção final antes do lançamento.
O Hanbit-Nano é um veículo de pequeno porte, com 21,8 metros de comprimento, 1,4 metro de diâmetro e cerca de 20 toneladas. O plano de missão prevê o envio de satélites para a órbita baixa da Terra, a aproximadamente 300 quilômetros de altitude, com inclinação de 40 graus.