Milei compartilha mapa que retrata Brasil como "favela" e exalta países da direita
Presidente argentino gerou controvérsia ao divulgar imagem que divide a América do Sul por ideologias
POLÊMICA NA REDEO presidente da Argentina, Javier Milei, causou repercussão nas redes sociais nesta segunda-feira (15) ao compartilhar um mapa que compara países sul-americanos governados pela esquerda a uma grande favela, enquanto as demais nações são representadas como regiões futuristas. A publicação foi feita após a vitória de José Antonio Kast, candidato de direita, nas eleições presidenciais do Chile, realizadas no domingo (14).
A imagem foi originalmente publicada por um perfil que apoia Milei e exalta seu governo. A ilustração apresenta uma divisão simbólica da América do Sul entre países “atrasados”, como Brasil, Uruguai, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa, e outros considerados “avançados”, de acordo com sua orientação política.
Antes disso, Milei já havia divulgado uma versão semelhante feita pelo cartunista Cristian Dzwonik, criador do personagem Gaturro. Na legenda da postagem, ele afirmou que a “Argentina definiu o rumo para a América Latina”, enquanto Dzwonik classificava os países em “civilização” e “barbárie”.
A Guiana Francesa aparece nos mapas apesar de não ser um país independente, mas sim um território da França.