Lula diz que vai decidir sobre PL que pode reduzir pena de Bolsonaro ao chegar à sua mesa
Presidente reafirma que decisão será tomada com foco na democracia e lembra que expresidente "merece ser condenado"
DECISÃO PRESIDENCIALO presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixou claro em entrevista ao SBT News nesta segundafeira (15) que ainda não decidiu se sancionará ou vetará o chamado PL da Dosimetria, projeto que pode reduzir a pena do expresidente Jair Bolsonaro (PL). Lula afirmou que vai analisar o texto quando ele chegar ao seu gabinete e tomar a decisão “com Deus ao meu lado”.
O projeto ainda está em tramitação no Congresso. Relator no Senado, o senador Esperidião Amin (PPSC) disse que, da forma como está, a proposta não deve ser aprovada e precisa de ajustes para corrigir brechas que poderiam beneficiar não só golpistas, mas outros criminosos. Amin deve apresentar seu parecer até esta quartafeira (17) na Comissão de Constituição e Justiça.
Embora não tenha antecipado se vetará o texto, Lula deixou clara sua posição sobre o expresidente: ele acredita que Bolsonaro “deve ser condenado” por tentar um golpe de Estado e por sua gestão da pandemia de Covid19, que, segundo o presidente, acumulou muitas mortes por irresponsabilidade. Lula disse que não discute quantos anos de pena Bolsonaro deveria cumprir, mas reforçou que quem age contra a democracia merece condenação.
Na entrevista, Lula afirmou que sua decisão levará em conta a defesa da democracia e a autonomia dos poderes, sem antecipar como votará quando o projeto chegar à Presidência.