SBT volta atrás e cancela exibição do especial de Natal com Zezé Di Camargo
Emissora decidiu retirar atração da grade após polêmica envolvendo o cantor e o lançamento do SBT News
TELEVISÃOO especial de Natal Natal é Amor, estrelado por Zezé Di Camargo, não será mais exibido pelo SBT na próxima quarta-feira (17). Após confirmar, na tarde desta segunda-feira (15), que a atração estava mantida na programação, a emissora recuou e decidiu cancelar a exibição do programa, em meio à repercussão negativa causada pelas declarações do cantor.
A informação foi confirmada em nota enviada ao Estadão pela Assessoria de Comunicação do SBT. Segundo o comunicado, a decisão foi tomada após avaliações internas da cúpula da emissora.
“A Assessoria de Comunicação informa que, após avaliações internas, a cúpula do SBT decidiu por não exibir o Especial Natal é Amor, que estava programado para a próxima quarta-feira, às 23h. A emissora divulgará em breve a atração que ocupará o horário”, informou o SBT.
O cancelamento ocorre horas depois de a emissora ter confirmado que manteria o especial no ar, mesmo após o pedido público de Zezé Di Camargo para que o programa fosse retirado da grade.
A polêmica teve início na madrugada desta segunda-feira, quando o cantor publicou um vídeo em suas redes sociais pedindo que o SBT cancelasse a exibição do especial. O motivo alegado foi a discordância em relação à presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na inauguração do canal SBT News, realizada na última sexta-feira (12).
No vídeo, Zezé afirmou que não se sentia confortável em associar sua imagem à atual postura da emissora. “Se vocês puderem fazer um favor pra mim: tirem meu especial do ar. Não quero participar disso”, declarou o sertanejo.
Mesmo com o programa já gravado e contando com a participação de outros artistas, o cantor insistiu que preferia não ter o especial exibido. Ele afirmou que o posicionamento recente do SBT não reflete suas convicções pessoais. “Eu vi o que aconteceu no SBT nos últimos dias. Juro por Deus que isso não faz parte do meu pensamento”, disse.
Sem citar nomes diretamente, Zezé fez críticas às filhas de Silvio Santos, fundador da emissora, ao afirmar que decisões recentes estariam em desacordo com os valores defendidos pelo empresário. “Filho que não honra pai e mãe, para mim, não existe”, afirmou.
O cantor também declarou receio de decepcionar parte de seu público caso o especial fosse exibido. “A maneira como vocês pensam não condiz com grande parte do povo brasileiro, e eu não quero decepcionar as pessoas que pensam diferente”, disse. Ao final do vídeo, apesar de afirmar que mantém carinho pela emissora, Zezé fez críticas mais duras. “Acho que vocês, SBT, estão se prostituindo. Então, não faço parte disso”, concluiu.
Ainda nesta segunda-feira, antes do cancelamento do especial, o SBT havia divulgado uma carta aberta assinada pela presidente da emissora, Daniela Abravanel Beyruti. Sem mencionar o nome de Zezé Di Camargo, o texto defendeu o lançamento do SBT News e afirmou que o projeto segue princípios de um jornalismo “confiável, plural e apartidário”.
“No SBT, nosso jornalismo segue uma carta com princípios do meu pai e dos fundadores”, diz o comunicado. Daniela afirmou que o novo canal de notícias surge como resposta à falta de diálogo no País e que a proposta é entregar um jornalismo “sem partido, sem lado”, sem incentivo à polarização.
A presidente também destacou que a presença de autoridades na inauguração do SBT News buscou refletir a pluralidade institucional brasileira, com representantes dos Três Poderes, e ressaltou que a emissora aparece em pesquisas recentes do Instituto Reuters como um dos veículos com maior índice de confiança no Brasil.
Com a decisão de cancelar o especial, o SBT encerra um dos episódios mais ruidosos de sua programação recente. A emissora ainda não informou qual atração irá substituir o especial no horário originalmente previsto.