Agência Estado | 15 de dezembro de 2025 - 19h45

Busto de José Carlos Pace é vandalizado durante evento em Interlagos

Monumento ao piloto que dá nome ao autódromo foi danificado após confusão; organizadora promete reconstrução

AUTOMOBILISMO
Busto que homenageia José Carlos Pace foi vandalizado durante evento automobilístico em Interlagos. - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

O busto em homenagem a José Carlos Pace, piloto que dá nome ao Autódromo de Interlagos, foi vandalizado neste fim de semana durante a realização de provas automobilísticas no circuito, em São Paulo. Os danos ocorreram em meio a uma confusão envolvendo visitantes que acompanhavam etapas da Stock Car, Fórmula 4, Turismo Nacional e TCR.

A estrutura de concreto que sustentava o busto foi destruída e uma placa comemorativa, instalada recentemente pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), também foi arrancada. Imagens que circularam nas redes sociais mostram o monumento severamente danificado na entrada principal do autódromo, local onde ocorreu o tumulto. Até o momento, não há informações oficiais sobre o que motivou a confusão.

A Vicar, organizadora do evento e responsável pelas categorias que correram no fim de semana, informou que irá reconstruir a estrutura e providenciar uma proteção adicional para o monumento, a fim de evitar novos episódios de vandalismo.

José Carlos Pace foi um dos principais nomes do automobilismo brasileiro na década de 1970 e competiu na Fórmula 1, onde conquistou sua única vitória justamente em Interlagos. Ele morreu precocemente em 1977, aos 32 anos, em um acidente aéreo ocorrido em Mairiporã, no interior paulista. Neste ano, completaram-se 50 anos da vitória histórica do piloto no circuito paulistano.

Inicialmente, Pace foi enterrado no Cemitério do Araçá, na capital. No entanto, no início de 2024, o túmulo foi alvo de vandalismo e teve placas de bronze furtadas. Diante disso, familiares e amigos decidiram solicitar a transferência dos restos mortais para o Autódromo de Interlagos.

Após a superação de entraves burocráticos, a ossada do piloto foi enterrada em agosto de 2024 justamente sob o busto que o homenageia, logo na entrada do circuito — o mesmo local que acabou sendo danificado no último fim de semana.

A administração do Autódromo de Interlagos informou que o busto e a placa foram recuperados e estão guardados em local seguro, aguardando a reconstrução da base para posterior reinstalação.

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de São Paulo, responsável pelo autódromo, afirmou em nota que a avaria foi constatada pela equipe de segurança do local por volta das 21h20 de domingo. Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) não foi acionada para atender a ocorrência.

“A administração do autódromo imediatamente comunicou a organização do evento, que se prontificou a reparar a estrutura, conforme termos do contrato. O busto original está armazenado na administração do autódromo junto com as placas indicativas. Tão breve a estrutura seja refeita, o busto será recolocado”, informou a Prefeitura.