Homem é condenado por furto de cabos e equipamentos em emissora de TV
Crime causou prejuízo de R$ 52 mil e foi descoberto após falha elétrica no auditório da empresa
JUSTIÇAUm dos envolvidos no furto de cabos e equipamentos técnicos de uma emissora de televisão em Campo Grande foi condenado a 2 anos e 6 meses de prisão. A decisão foi publicada nesta semana pela 3ª Vara Criminal da Capital.
O crime aconteceu em abril de 2022. Segundo o processo, dois homens aproveitaram o acesso que tinham ao prédio, por trabalharem em uma empresa terceirizada, para retirar cabos e materiais da rede elétrica da emissora fora do horário comercial. O prejuízo foi estimado em cerca de R$ 52 mil.
A suspeita surgiu após uma queda de energia no auditório da emissora. Investigações mostraram que a falha foi causada pelo furto dos cabos. As imagens do circuito de segurança ajudaram a identificar os autores. Testemunhas também reconheceram os suspeitos nas gravações.
Durante o julgamento, a defesa argumentou que não havia provas suficientes e pediu que a qualificadora de abuso de confiança fosse retirada. A juíza Eucélia Moreira Cassal manteve a condenação, mas entendeu que não havia vínculo de confiança direto entre o réu e a emissora, afastando a qualificadora.
A pena deverá ser cumprida em regime semiaberto, já que o condenado é reincidente. Ele poderá recorrer em liberdade.
O outro acusado não foi encontrado durante o processo e, por isso, sua parte na ação penal está suspensa. O caso só será retomado se ele for localizado ou até que prescreva o direito de punição do Estado.