13 de dezembro de 2025 - 13h45

Chelsea e Liverpool vencem na rodada e seguem vivos na briga pela liderança da Premier League

Palmer e Ekitiké brilham em vitórias que colocam clubes na zona de classificação para competições europeias

FUTEBOL INTERNACIONAL
Palmer e Salah foram decisivos nas vitórias de Chelsea e Liverpool na 16ª rodada da Premier League - (Foto: Imagem ilustrativa/A Crítica)

O Chelsea encerrou neste sábado (13) uma sequência de quatro partidas sem vitória e reencontrou o caminho dos três pontos ao bater o Everton por 2 a 0, no Stamford Bridge, na abertura da 16ª rodada da Premier League. Com atuação decisiva de Palmer e Gusto, o time de Enzo Maresca volta a respirar no campeonato e alcança 28 pontos, assumindo temporariamente a quarta posição.

Pouco depois, no estádio Anfield, foi a vez do Liverpool dar fim a sua instabilidade. Com direito a assistência de Mohamed Salah em seu retorno ao time, os Reds superaram o Brighton pelo mesmo placar. O resultado recoloca os atuais campeões ingleses na disputa pelas primeiras posições.

A pressão sobre o técnico Enzo Maresca cresceu após o revés na Champions League para a Atalanta. Uma das críticas envolvia a pouca utilização do jovem brasileiro Estêvão, que novamente começou no banco. No entanto, com João Pedro titular e Pedro Neto e Garnacho pelas pontas, o Chelsea controlou o jogo desde o início.

Apesar do domínio, o time teve dificuldades para finalizar até que, aos 20 minutos, Gusto encontrou Palmer livre, e o camisa 10 não desperdiçou. Nos acréscimos da primeira etapa, Gusto voltou a ser decisivo e cruzou rasteiro para Pedro Neto ampliar.

No segundo tempo, mesmo com ritmo mais baixo, o Chelsea seguiu no controle. Estêvão entrou nos minutos finais, mas foi o Everton que quase descontou com Ndiaye acertando a trave. Ainda assim, a vitória marcou a reação do Chelsea, agora apenas cinco pontos atrás do líder Arsenal.

Depois de semanas turbulentas e uma crise com o técnico Arne Slot, o egípcio Mohamed Salah voltou a ser relacionado e deu resposta em campo. Após entrar no primeiro tempo devido a uma lesão de Joe Gomez, o atacante foi participativo, criou jogadas e deu a assistência para o segundo gol de Ekitiké, consolidando a vitória por 2 a 0 sobre o Brighton.

O francês Ekitiké, destaque do jogo, havia aberto o placar logo no primeiro minuto de jogo. Com o resultado, o Liverpool chegou aos 26 pontos e ocupa, provisoriamente, a sexta colocação.

A vitória ajuda a conter o ambiente de tensão no clube. Salah chegou a declarar, em meio à crise, que “alguém não me quer no clube”, em referência ao técnico holandês. Sua ausência no jogo contra a Inter de Milão pela Champions League alimentou rumores de saída. Agora, Salah se despede novamente para se juntar à seleção do Egito, que disputa a Copa Africana de Nações.