João Pedro Bitencourt e Gabriel de Sousa (Broadcast) | 11 de dezembro de 2025 - 19h15

Lula provoca adversários e diz que direita será derrotada nas próximas eleições

Presidente ironiza quantidade de pré-candidatos e critica atuação de Zema à frente de Minas Gerais

ELEIÇÕES 2026
O presidente Lula. - (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (11) que a direita perderá as eleições de 2026. Durante entrevista à TV Alterosa, de Minas Gerais, Lula disse acreditar que o próximo ano será decisivo politicamente e usou indicadores econômicos como queda da inflação e geração de empregos para sustentar sua confiança em um novo mandato.

Ao comentar a movimentação de possíveis adversários, Lula ironizou a quantidade de nomes cogitados para a corrida presidencial e disse que isso demonstra falta de um candidato forte no campo da direita. “Quem inventa muito nome é porque não tem nenhum”, declarou.

Entre os nomes citados pelo presidente estão Flávio Bolsonaro, Michelle Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, Tarcísio de Freitas, Ronaldo Caiado, Romeu Zema e Ratinho Júnior. Para Lula, a fragmentação indica incerteza dentro da oposição, e reforçou: “Eles sabem de uma coisa: vão perder a eleição de 2026”.

Lula também fez críticas diretas ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), dizendo que o gestor ficou anos sem pagar dívidas e agora precisa cumprir os compromissos assumidos no programa de renegociação com os estados. Ele usou como exemplo a obrigatoriedade de investimentos em cursos profissionalizantes para jovens mineiros, mencionando, com tom irônico, um vídeo em que Zema come uma banana com casca. “Tem que parar de comer banana com casca e começar a investir”, disparou.

O presidente ainda acusou Zema de fazer política nas redes sociais e disse que esse tipo de atuação não se sustenta diante da população. “Na hora da verdade, isso não funciona”, afirmou.

Procurado, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Comunicação, informou que não comenta declarações ou entrevistas.