Carlos Guilherme | 10 de dezembro de 2025 - 09h40

Senai abre 40 vagas com bolsas integrais para graduação em MS

Cursos gratuitos são em Campo Grande e Dourados e seleção é feita por prova em janeiro

EDUCAÇÃO SUPERIOR
Senai oferece 40 bolsas de graduação em MS e inscrições seguem até 22 de janeiro de 2026. - (Foto: Reprodução)

Quem busca uma graduação gratuita já pode se inscrever no processo seletivo do Senai, que está oferecendo 40 bolsas integrais em Mato Grosso do Sul. As vagas são para cursos em Campo Grande e Dourados, e as inscrições seguem até o dia 22 de janeiro de 2026.

A seleção é feita por meio de uma prova presencial, marcada para o dia 25 de janeiro. O resultado pode garantir ao candidato uma vaga 100% gratuita em cursos voltados para áreas como automação industrial, engenharia elétrica e design de interiores.

Oportunidade para quem concluiu o ensino médio - Podem participar do processo pessoas que já tenham concluído o ensino médio e tenham, no mínimo, 17 anos completos até a data da matrícula. Também é necessário não estar recebendo outra bolsa integral ou financiamento público em instituição de ensino superior.

As vagas são divididas entre as unidades do Senai nas duas cidades. Em Campo Grande, estão abertas oportunidades para os cursos de Automação Industrial e Design de Interiores. Já em Dourados, há vagas para Automação Industrial e Engenharia Elétrica.

Como participar - A inscrição deve ser feita no site sistemafiems.ms.senai.br/desafio-bolsa-senai. O candidato precisa preencher o formulário com dados corretos e se preparar para a prova, que ocorrerá das 8h às 11h, em uma das unidades do Senai.

Locais da prova:

Campo Grande – Faculdade de Tecnologia Senai: Av. Afonso Pena, 1.114, Bairro Amambaí (entrada pela Rua Eng. Roberto Mange, 194)

Dourados – Faculdade de Tecnologia Senai: Rua 20 de Dezembro, 2645, Jardim Rasslem

O edital completo com todas as regras da seleção pode ser consultado neste link.

Cronograma:

Inscrições: até 22/01/2026

Prova: 25/01/2026 (8h às 11h)

As vagas são limitadas e a concorrência depende da nota obtida na prova. Quem se destacar garante formação gratuita em áreas com alta demanda no mercado de trabalho.