Auxílio Gás de dezembro começa a ser pago nesta quarta; valor é de R$ 110
Pagamento inicia para beneficiários com NIS final 1; programa será substituído gradualmente pelo Gás do Povo até 2026
AUXÍLIO GÁSComeça nesta quarta-feira (10) o pagamento do Auxílio Gás de dezembro para os beneficiários inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) com Número de Inscrição Social (NIS) de final 1. O valor depositado é de R$ 110, equivalente ao preço médio nacional do botijão de gás de 13 quilos.
Neste mês, cerca de 4,4 milhões de famílias brasileiras serão contempladas. O pagamento segue o calendário do Bolsa Família, com liberações escalonadas até 23 de dezembro, quando recebem os beneficiários com NIS final 0.
O benefício, que é pago a cada dois meses, está garantido até o final de 2026 por meio da Emenda Constitucional da Transição, aprovada no fim de 2022. Para ter direito ao Auxílio Gás, é preciso:
- Estar inscrito no CadÚnico;
- Ter pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A legislação também dá prioridade às mulheres chefes de família e às mulheres vítimas de violência doméstica.
Apesar da continuidade do Auxílio Gás, o governo federal iniciou em setembro a implementação de um novo programa chamado Gás do Povo, que deverá substituir gradualmente o modelo atual de repasse em dinheiro.
No novo formato, o benefício será entregue por meio da retirada direta do botijão de gás em revendedoras credenciadas, sem necessidade de depósito em conta. A proposta é ampliar o alcance da política pública, triplicando o número de famílias atendidas.
A meta é beneficiar até 15 milhões de lares em todo o país. A distribuição piloto do Gás do Povo começou no final de novembro em dez capitais: Belém, Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Teresina. Nessa etapa inicial, 1 milhão de famílias já começaram a ser atendidas com a nova modalidade.
Os pagamentos do Auxílio Gás seguem o mesmo cronograma do Bolsa Família, respeitando o final do NIS de cada beneficiário. Confira:
- NIS final 1 – 10 de dezembro
- NIS final 2 – 11 de dezembro
- NIS final 3 – 12 de dezembro
- NIS final 4 – 13 de dezembro
- NIS final 5 – 16 de dezembro
- NIS final 6 – 17 de dezembro
- NIS final 7 – 18 de dezembro
- NIS final 8 – 19 de dezembro
- NIS final 9 – 20 de dezembro
- NIS final 0 – 23 de dezembro
O valor é depositado automaticamente na conta digital da Caixa, e pode ser consultado pelo aplicativo Caixa Tem.