Alerj aprova revogação da prisão do presidente Rodrigo Bacellar
CCJ da Assembleia Legislativa do Rio vota a favor de projeto que ainda precisa ser confirmado pelo plenário
POLÍTICAA Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta segunda-feira (8) a revogação da prisão do presidente da Casa, Rodrigo Bacellar. O relatório do deputado Rodrigo Amorim (PL), líder do governo Cláudio Castro (PL), foi aprovado por quatro votos a dois.
O caso seguirá para análise no plenário da Alerj, onde os 69 deputados votarão em sessão extraordinária marcada para as 15h. São necessários 36 votos para que Bacellar seja liberado da prisão.
A prisão de Bacellar foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, relator da ADPF das Favelas, após a Polícia Federal apontar que ele teria vazado informações da Operação Zargun, na qual o então deputado TH Joias foi preso por suposta ligação com a facção Comando Vermelho (CV). Segundo a PF, Bacellar teria orientado a remoção de objetos da residência do investigado, configurando possível envolvimento no encobrimento de provas.
Na CCJ, acompanharam o parecer de Amorim os deputados Alexandre Knoploch (PL), Fred Pacheco (PMN) e Chico Machado (Solidariedade). Contrários à revogação da prisão votaram Elika Takimoto (PT) e Luiz Paulo (PSD).
O plenário decidirá se a Alerj confirma a revogação, mantendo Bacellar fora da prisão, ou se a decisão do ministro Alexandre de Moraes prevalecerá.