Redação | 08 de dezembro de 2025 - 09h57

"O Agente Secreto" recebe três indicações ao Globo de Ouro 2026

Filme brasileiro concorre a Melhor Drama, Filme de Língua Não-Inglesa e ainda leva Wagner Moura à disputa de Melhor Ator

CINEMA
Wagner Moura em O Agente Secreto, longa que levou o Brasil novamente ao Globo de Ouro - (Foto: Divulgação)

O cinema brasileiro voltou ao centro das atenções internacionais nesta segunda-feira (8). O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, foi indicado a três categorias no Globo de Ouro 2026: Melhor Filme de Drama, Melhor Filme de Língua Não-Inglesa e Melhor Ator para Moura.

Com a nova leva de indicações, o longa reforça o bom momento da produção nacional no circuito internacional de premiações — e amplia as expectativas para o Oscar de 2026, onde representa oficialmente o Brasil na disputa por uma vaga em Melhor Filme Internacional.

Indicações por categoria

Na disputa por Melhor Filme de Drama, O Agente Secreto concorre com:

Entre os indicados a Melhor Filme de Língua Não-Inglesa, o brasileiro enfrenta:

Wagner Moura também disputa Melhor Ator, ao lado de:

Ambientado nos anos 1970, O Agente Secreto acompanha a história de um professor universitário que retorna ao Recife, mesmo sob risco durante a ditadura militar, para reencontrar o filho caçula. O longa tem acumulado reconhecimento desde sua estreia, tornando-se a principal aposta brasileira para repetir o sucesso do ano anterior no Oscar.

Só nesta semana, o filme alcançou o 2º lugar no prêmio da Associação de Críticos de Los Angeles, reforçando sua força na corrida ao Oscar. Em previsões publicadas pela Variety, aparece entre os possíveis indicados.

Na última semana, foi eleito Melhor Filme Internacional pelo New York Film Critics Circle Awards (NYFCC), e Wagner Moura venceu como Melhor Ator. Em maio, já havia levado o Prêmio da Crítica em Cannes, consolidando sua trajetória internacional.

Passagens brasileiras no Globo de Ouro

No ano passado, o longa Ainda Estou Aqui representou o Brasil na disputa de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa, mas a vitória ficou com o francês Emilia Perez.

Com o desempenho de O Agente Secreto nesta temporada, a expectativa é que o país mantenha sua presença entre os destaques da premiação.