Iury de Oliveira | 08 de dezembro de 2025 - 09h45

Campo Grande abre 50 vagas para capacitação de guardas no uso de pistola

Treinamento será voltado apenas a agentes ainda não habilitados no uso de armamento letal

SEGURANÇA MUNICIPAL
SESDES abre 50 vagas para capacitação de guardas no uso de pistola .40 em Campo Grande. - (Foto: Divulgação)

A Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (SESDES) lançou nesta segunda-feira (8), por meio do Diário Oficial, o edital do 6º Processo de Seleção Interna voltado à capacitação de Guardas Civis Metropolitanos no uso de pistola semiautomática calibre .40 S&W. O curso ofertará 50 vagas exclusivas para agentes que ainda não possuem formação institucional em armamento letal.

As inscrições começam nesta terça-feira (9) e seguem até 9 de janeiro de 2026. O atendimento será feito presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h30 e das 13h30 às 17h, na Gerência de Ensino e Desenvolvimento Profissional (GEDP), localizada na Rua Romeu Alves Camargo, nº 73, Bairro Tiradentes, em Campo Grande.

Requisitos rigorosos para inscrição - A inscrição exige atenção aos detalhes. As fichas devem ser preenchidas digitalmente, assinadas pela chefia imediata e acompanhadas de um conjunto de documentos obrigatórios: atestado médico, documento de identificação com foto, CNH válida nas categorias A ou AB (inclusive provisória), laudo psicológico emitido por profissional credenciado pela Polícia Federal e certidões negativas da Justiça Federal, Estadual, Militar e Eleitoral, além da certidão de quitação eleitoral.

Inscrições feitas por terceiros só serão aceitas mediante apresentação de procuração com firma reconhecida. Documentos entregues fora dos prazos, horários ou fora do local indicado serão automaticamente desconsiderados.

Curso será em tempo integral - De acordo com o edital, o curso será intensivo e em período integral. As atividades podem ocorrer inclusive aos finais de semana, feriados e à noite. A programação contempla aulas teóricas, práticas e treinamentos específicos conforme metodologia dos instrutores da secretaria.

Para estar apto ao curso, o candidato não pode possuir curso anterior em armamento letal com resultado “Apto”, não pode estar em afastamento médico ou licenciado para tratar de interesse particular, e precisa comprovar aptidão física e mental mediante exame médico pericial.

Etapas e recursos - Após a inscrição, haverá análise documental. Candidatos com documentação deferida serão convocados por meio de publicação no Diário Oficial e no mural da GEDP. O não comparecimento implicará eliminação imediata do processo.

O edital também prevê a possibilidade de apresentação de recursos em até dois dias úteis após a divulgação de cada fase do processo seletivo. As manifestações deverão ser entregues pessoalmente na GEDP. Não serão aceitos pedidos de revisão de recursos ou recursos repetidos sobre uma mesma decisão.

Todo o conteúdo do edital, ficha de inscrição e modelos de formulários estão disponíveis no site da SESDES.