José Maria Tomazela | 08 de dezembro de 2025 - 09h40

Dia de Nossa Senhora da Conceição é feriado em centenas de cidades brasileiras

Celebrada em 8 de dezembro, padroeira de Portugal é homenageada com missas, festas e procissões em todo o país

GERAL
O dogma da Imaculada Conceição foi proclamado no dia 08 de dezembro de 1854 pelo papa Pio IX, através da Bula Ineffabillis Deus - (Foto: Divulgação / Diocese São João Del Rei)

A data de 8 de dezembro, dedicada à Nossa Senhora da Conceição, é celebrada como feriado em centenas de municípios brasileiros. Embora não conste entre os feriados nacionais, a Imaculada Conceição é padroeira de muitas cidades e até de alguns Estados, e sua devoção movimenta igrejas e comunidades com missas, procissões e festas tradicionais.

A data celebra o dogma católico da Imaculada Conceição, que reconhece que a Virgem Maria foi concebida sem o pecado original, preparando-a para ser a mãe de Jesus Cristo. A tradição é fortemente enraizada em Portugal, onde Nossa Senhora da Conceição é padroeira nacional, influência que se espalhou pelo Brasil durante o período colonial.

Em poucos locais a data é feriado estadual, como no Amazonas, onde Nossa Senhora da Conceição é a padroeira tanto do Estado quanto da capital, Manaus. No Maranhão, o dia 8 também é feriado estadual. Curiosamente, em São Luís, a padroeira oficial é Nossa Senhora da Vitória, mas o feriado municipal permanece em homenagem à Conceição, devido à importância da devoção local.

Ao todo, 13 capitais brasileiras decretam feriado municipal em 8 de dezembro:

Em Recife, o feriado marca o encerramento da tradicional Festa do Morro da Conceição, com dez dias de celebrações religiosas. Já em Belo Horizonte, embora o aniversário da cidade seja no dia 12 de dezembro, o feriado municipal ocorre no dia 8, em homenagem à santa.

O Estado de São Paulo concentra dezenas de cidades que adotaram o dia 8 de dezembro como feriado municipal. Entre elas, estão Guarulhos e Campinas — as maiores do interior paulista — e outras como Piracicaba, São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Franca. A Catedral de Campinas, inclusive, é dedicada à Imaculada Conceição.

Cidades menores também mantêm o feriado como tradição, caso de Pereiras, Guararapes e Brodowski. Em Pereiras, o aniversário municipal foi transferido para agosto, mas o feriado de 8 de dezembro foi mantido como data religiosa.

Em outros Estados, diversas cidades também consideram 8 de dezembro feriado municipal. No Rio de Janeiro, é o caso de Angra dos Reis e Belford Roxo. Em Minas Gerais, cidades como Contagem e Bom Despacho seguem a mesma linha. O mesmo ocorre em Campina Grande (PB), Nova Cruz e Alexandria (RN), Sengés e Bandeirantes (PR), além de várias no Norte e Nordeste.

No Sul e no Centro-Oeste, o dia também é feriado em locais como Santa Maria (RS), Itajaí (SC), Dourados e Porto Murtinho (MS), e Santa Cruz de Goiás (GO). Em Rondônia, Guajará-Mirim e Candeias do Jamari também celebram a data com feriado.

Apesar da forte presença nos calendários municipais, o 8 de dezembro não integra os nove feriados nacionais do Brasil. São eles:

  1. Confraternização Universal (1º de janeiro)
  2. Paixão de Cristo (data móvel)
  3. Tiradentes (21 de abril)
  4. Dia do Trabalhador (1º de maio)
  5. Independência do Brasil (7 de setembro)
  6. Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro)
  7. Finados (2 de novembro)
  8. Proclamação da República (15 de novembro)
  9. Natal (25 de dezembro)

Datas como o Carnaval e o Corpus Christi são considerados pontos facultativos, o que significa que podem ou não ser adotados como folga pelas empresas ou repartições públicas, de acordo com decretos locais.