MS tem alerta de tempestades nesta segunda-feira
Instabilidade avança pelo Estado e muda cenário de calor para alerta de chuvas fortes
TEMPOA instabilidade volta a ganhar força em Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira (8), quando a chegada de um sistema de baixa pressão atmosférica deve provocar chuvas em todas as regiões. Após uma manhã de sol, o tempo muda rapidamente com aumento de nebulosidade e previsão de pancadas fortes, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) prevê acumulados que podem superar 40 milímetros em 24 horas em algumas localidades. O órgão também alerta para possibilidade de tempestades com raios, rajadas de vento que podem passar de 80 km/h e eventual queda de granizo.
A combinação entre calor, umidade elevada e a passagem de cavados favorece a formação de nuvens de tempestade, deixando o tempo mais instável e com mudanças rápidas ao longo do dia. A recomendação é que a população acompanhe os avisos oficiais e evite áreas de risco durante episódios de chuva forte.
As temperaturas seguem altas, mesmo com o avanço da instabilidade. No sul, Cone-Sul e Grande Dourados, as mínimas variam entre 21°C e 23°C e as máximas chegam a 32°C. No Pantanal e no sudoeste, as mínimas ficam de 23°C a 25°C e as máximas entre 28°C e 30°C. Nas regiões do Bolsão, norte e leste, os termômetros marcam de 21°C a 24°C, com máximas que podem alcançar 32°C.
Em Campo Grande, a previsão indica mínimas de 21°C a 23°C e máxima de até 27°C, com a maior cobertura de nuvens prevista para a tarde.