Gustavo Faldon | 07 de dezembro de 2025 - 18h25

Vitória vence São Paulo e garante permanência na Série A

Tricolor fecha temporada com derrota e só pode ir à pré-Libertadores se houver vaga aberta pela Copa do Brasil

BRASILEIRÃO
Vitória vence São Paulo e garante permanência na Série A. - (Foto: Rubens Chiri/SPFC)

O São Paulo encerrou a temporada de 2025 com mais uma atuação apagada e derrota por 1 a 0 para o Vitória, neste domingo, no Barradão. O resultado salvou a equipe baiana do rebaixamento e ampliou a frustração tricolor em um ano marcado por oscilações.

A equipe paulista terminou o Brasileirão com 51 pontos, na oitava colocação. Agora, depende que Cruzeiro ou Fluminense conquistem a Copa do Brasil para que uma vaga extra seja aberta na fase preliminar da Libertadores.

Para o Vitória, o triunfo diante da própria torcida teve peso de decisão. Com os três pontos, o time chegou aos 45 e fechou o campeonato em 15º lugar, escapando do rebaixamento na rodada final.

No primeiro tempo, os donos da casa dominaram as ações ofensivas e obrigaram o goleiro Rafael a fazer defesas importantes. O São Paulo criou pouco e teve sua melhor chance em um lance isolado de Tapia, que perdeu gol cara a cara com Thiago Couto.

A pressão baiana continuou após o intervalo e, aos 19 minutos, foi recompensada. Fabri fez o pivô na entrada da área e deixou Baralhas livre para finalizar no canto e marcar o gol da vitória, inflamando o Barradão.

A reta final foi de tensão. O São Paulo se lançou ao ataque em busca do empate, enquanto o Vitória se fechou como pôde para assegurar a permanência na elite nacional. Quando o apito final soou, a festa rubro-negra tomou conta das arquibancadas.

FICHA TÉCNICA

VITÓRIA 1 X 0 SÃO PAULO

VITÓRIA: Thiago Couto; Raúl Cáceres (Fabri), Camutanga (Dudu), Neris e Zé Marcos; Ramon, Baralhas (Ronald), Willian Oliveira; Cantalapiedra (Matheuzinho), Erick e Renato Kayzer (Renzo López). Técnico: Jair Ventura

SÃO PAULO: Rafael, Rafael Tolói, Arboleda e Sabino; Cédric (Paulinho), Luiz Gustavo, Alisson (Pablo Maia), Marcos Antônio e Ferreira (Lucca); Luciano (Rigoni) e Tapia. Técnico: Hernán Crespo.

ÁRBITRO: Wilton Pereira Sampaio (GO).

GOLS: Baralhas, aos 23 do 2º tempo

CARTÕES AMARELOS: Camutanga, William Oliveira e Baralhas (VIT); Ferreirinha (SPA)

LOCAL: Barradão, em Salvador (BA).

PÚBLICO E RENA: Não divulgados.