Botafogo vence Fortaleza e sela rebaixamento do rival cearense
Alvinegro fecha o campeonato em 6º lugar e garante vaga na pré-Libertadores; Leão termina em 18º e retorna à Série B após seis anos
BRASILEIRÃOO Botafogo encerrou o Brasileirão com uma vitória por 4 a 2 sobre o Fortaleza, neste domingo, no Nilton Santos, resultado que confirmou o rebaixamento do time cearense. A partida teve alternância de domínio, empate, viradas e emoção até o fim, mas terminou com o time carioca garantindo classificação à fase preliminar da Libertadores.
Com o triunfo, o Botafogo fecha a competição em sexto lugar, somando 63 pontos. A equipe ainda pode herdar vaga direta na fase de grupos caso Cruzeiro ou Fluminense conquiste a Copa do Brasil. Já o Fortaleza encerra o campeonato em 18º, com 43 pontos, e volta à Série B ao lado de Ceará, Sport e Juventude. O rebaixamento interrompe uma trajetória iniciada em 2019, quando o clube deixou a segunda divisão.
O jogo começou com o Botafogo pressionando, mas foi o Fortaleza quem abriu o placar aos 16 minutos. Após falha na defesa alvinegra, Breno Lopes pegou o rebote na meia-lua e acertou um chute no ângulo para fazer um belo gol. O Botafogo respondeu criando várias chances: Artur acertou o travessão de cabeça e Marlon Freitas também levou perigo, chutando rasteiro para fora.
O empate veio aos 49 minutos do primeiro tempo, também em um belo arremate. Depois de cruzamento da esquerda, a bola sobrou para Montoro, que bateu colocado no ângulo e deixou tudo igual.
O Fortaleza voltou mais agressivo do intervalo, mas sofreu a virada logo no primeiro ataque alvinegro. Aos dois minutos, Vitinho cruzou na medida e Arthur Cabral completou de peixinho para fazer 2 a 1. O jogo mudou novamente poucos minutos depois. Em lance controverso, o Fortaleza pediu pênalti por toque de mão e, enquanto a jogada seguia, Barrera marcou para o Botafogo. O VAR revisou o lance, anulou o gol e confirmou o pênalti para o Fortaleza. Bareiro cobrou firme e empatou aos dez minutos.
Mesmo com o empate, o Botafogo manteve intensidade e continuou criando. Arthur Cabral quase marcou de cabeça novamente, e Artur arriscou com perigo de fora da área. A pressão deu resultado aos 38 minutos. Após cobrança de escanteio, Marçal subiu mais que a defesa e testou firme para colocar o Botafogo na frente pela terceira vez.
Nos acréscimos, o time carioca fechou o placar em um contra-ataque. Aos 49 minutos, após cruzamento rasteiro pela esquerda, Mateo Ponte apareceu livre na área e só completou para o gol, confirmando o 4 a 2.
O Botafogo encerra a temporada com a sensação de recuperação após momentos irregulares no campeonato, enquanto o Fortaleza se despede da elite após campanha marcada por oscilação e uma reação que, no fim, não foi suficiente.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 4 X 2 FORTALEZA
BOTAFOGO - Raul; Vitinho (Mateo Ponte), Marçal, Gabriel Bahia e Alex Telles (Cuiabano); Allan, Marlon Freitas, Barrera (Kauan Toledo) e Montoro (Newton); Artur (Santiago Rodríguez) e Arthur Cabral. Técnico: Davide Ancelotti.
FORTALEZA - Brenno; Eros Mancuso, Lucas Gazal, Gastón Ávila e Diogo Barbosa (Weverson); Pierre (Rodrigo Santos), Lucas Sasha, Pochettino e Yago Pikachu (Matheus Rossetto); Bareiro (Deyverson) e Breno Lopes (Lucas Crispim). Técnico: Martín Palermo.
GOLS - Breno Lopes, aos 16, e Montoro, aos 49 minutos do primeiro tempo. Arthur Cabral, aos dois, Bareiro aos dez, Marçal, aos 38, e Mateo Ponte, aos 49 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS - Alexander Barboza e Kauan Toledo (Botafogo). Eros Mancuso, Adam Bareiro, Rodrigo Santos e Lucas Sasha (Fortaleza).
ÁRBITRO - Paulo César Zanovelli (MG).
PÚBLICO - 22.797 pagantes
RENDA - R$ 905.640,00
LOCAL - Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ).