Eduardo Bolsonaro pede libertação do pai em bilhete no Muro das Lamentações
Deputado escreve 'Solta o Bolsonaro' durante visita a Israel; ex-presidente está preso por tentativa de golpe de Estado
POLÍTICADurante visita a Israel, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) depositou um bilhete no Muro das Lamentações, em Jerusalém, pedindo pela soltura de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), preso desde o dia 22 de novembro. O gesto foi registrado em vídeo e divulgado nas redes sociais do parlamentar na última quinta-feira (4).
No bilhete, o deputado escreveu “Solta Bolsonaro” e “Free Bolsonaro”, acompanhados dos desenhos das bandeiras do Brasil e de Israel. A prática de deixar pedidos escritos nas fendas do muro é comum entre visitantes, que incluem religiosos e turistas de todo o mundo.
Preso preventivamente, Jair Bolsonaro cumpre pena de 27 anos em uma sala especial na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, por envolvimento em tentativa de golpe de Estado. Já Eduardo Bolsonaro tornou-se réu no Supremo Tribunal Federal (STF) após a Primeira Turma da Corte aceitar uma denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), que o acusa de obstrução no mesmo processo.
Segundo a PGR, o deputado articulou com o governo norte-americano para pressionar autoridades brasileiras, com foco em membros do STF, numa tentativa de impedir a condenação do pai.
Durante a passagem por Israel, Eduardo Bolsonaro se reuniu com o primeiro-ministro Binyamin Netanyahu — que não publicou registros do encontro — e também com Amir Ohana, presidente do Knesset (Parlamento israelense). Em postagem nas redes, Ohana descreveu o parlamentar brasileiro como “defensor incansável da liberdade”.
Nesta sexta-feira (5), Eduardo informou que já deixou Israel e embarcou para os Emirados Árabes Unidos.