Agência Estado | 05 de dezembro de 2025 - 20h30

Ancelotti define convocação de Neymar apenas em maio e prega respeito aos rivais

Brasil estreia contra Marrocos no dia 13 de junho; seleção encara Escócia e Haiti na primeira fase do Mundial

COPA DO MUNDO 2026
Ancelotti em coletiva de imprensa pela seleção brasileira. - (Foto: Pauo Pinto/EBC)

Após o sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2026, realizado nesta sexta-feira (5) nos Estados Unidos, o técnico Carlo Ancelotti afirmou que a lista de convocados da seleção brasileira será definida apenas em maio, deixando em aberto a participação de Neymar.

“Estamos em dezembro e a Copa é em junho. Quando for convocar a equipe, vou escolher em maio. Se Neymar merecer estar na Copa, estará. Se estiver melhor que outro jogador, vai jogar. Ponto. Não tenho dívida com ninguém”, declarou o treinador em coletiva em Washington.

O Brasil caiu no Grupo C e enfrentará Marrocos, Escócia e Haiti. Ancelotti destacou o respeito aos adversários e afirmou que a equipe não terá caminho fácil para o mata-mata. “Marrocos foi muito bem na Copa de 2022 e nos últimos jogos. Escócia também se mostrou sólida. Haiti merece respeito por estar pela segunda vez em um Mundial”, disse.

Datas da primeira fase

Os estádios ainda não foram confirmados pela Fifa, mas os locais e horários serão divulgados em breve, o que impactará o planejamento da seleção, segundo Ancelotti. O técnico também mencionou que o Brasil pode disputar um amistoso antes de embarcar para os Estados Unidos, visando uma despedida motivadora da torcida brasileira.

A abertura da Copa será em 11 de junho, com México x África do Sul, no Estádio Azteca, enquanto a grande final está marcada para 19 de julho, nos Estados Unidos.