05 de dezembro de 2025 - 17h00

Ancelotti projeta Brasil líder do grupo e mira vitórias nos três jogos da fase inicial da Copa

Treinador italiano elogia adversários, mas reforça confiança na seleção brasileira após sorteio do Grupo C do Mundial de 2026

ESPORTE
Carlo Ancelotti projeta Brasil com três vitórias na fase de grupos da Copa do Mundo e elogia o nível técnico dos adversários - Foto: Rafael Ribeiro / CBF

O técnico da seleção brasileira, Carlo Ancelotti, demonstrou confiança total no desempenho da equipe na primeira fase da Copa do Mundo de 2026. Após o sorteio realizado nesta sexta-feira (5), em Washington, o treinador afirmou que o objetivo do Brasil é vencer os três jogos do Grupo C e garantir a liderança da chave.

“Temos de ganhar os três jogos. Temos que ter confiança no nosso trabalho. A estreia é sempre muito importante numa competição como esta e vamos manter o foco em todas as partidas”, afirmou o italiano, que comanda a seleção pela primeira vez em uma Copa do Mundo.

O Brasil estreia no Mundial no dia 13 de junho, contra Marrocos. O segundo jogo será contra o Haiti, no dia 19, e o encerramento da fase de grupos está marcado para 24 de junho, diante da Escócia. A competição será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá.

Adversários duros, mas acessíveis - Ancelotti evitou qualquer tipo de empolgação excessiva e reconheceu a qualidade dos rivais da primeira fase. “Marrocos foi muito bem na última Copa. A Escócia tem uma equipe bastante consistente. Teremos bons jogos”, avaliou o treinador, que vê o grupo como tecnicamente equilibrado, mas com boas chances de classificação para o Brasil.

Apesar disso, o comandante reforçou a importância de uma campanha sólida desde o início. “Temos de ter um time sólido, pois a Copa do Mundo é uma competição rápida. A ideia é terminar em primeiro do grupo”, frisou.

Confiança de Cafu no trabalho do técnico - Presente no sorteio, o ex-lateral Cafu, capitão do Brasil no título mundial de 2002, também falou sobre a preparação da equipe e elogiou Ancelotti. “A seleção deposita muita confiança no Ancelotti, que é um dos melhores treinadores do mundo. Vamos pegar um grupo forte, mas com boas chances de classificação”, disse o pentacampeão, revelado pelo São Paulo.

Ancelotti foi contratado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para liderar um projeto de reestruturação da seleção após a eliminação nas quartas de final da Copa de 2022. Sua experiência internacional e o perfil estratégico são vistos como diferenciais para buscar o hexacampeonato em 2026.