Andreza de Oliveira | 05 de dezembro de 2025 - 16h10

Adolescentes de 14 a 18 anos poderão treinar de graça na Smart Fit até janeiro de 2026

Programa é válido em mais de 700 unidades da rede; acesso é liberado mediante cadastro e presença com responsável

ROLÊ NA SMART FIT
'Rolê na Smart Fit' libera acesso gratuito a adolescentes durante as férias - ( Foto: Divulgação/Smart Fit)

A rede de academias Smart Fit anunciou uma ação inédita que oferece treinos gratuitos para adolescentes entre 14 e 18 anos em todo o Brasil. A iniciativa, válida em 730 unidades da rede, permite que jovens não matriculados possam treinar sem custo até o início de 2026 — uma oportunidade para incentivar a prática de exercícios físicos desde cedo.

De acordo com a empresa, os treinos gratuitos estarão disponíveis de segunda a sábado, das 10h às 16h, e aos domingos, das 10h às 14h. O benefício vale até 31 de dezembro no estado do Rio de Janeiro e até 31 de janeiro de 2026 nos demais estados.

Para aderir ao programa, o adolescente interessado deve acessar o site da Smart Fit, preencher um formulário com nome, data de nascimento e contatos de um responsável legal. Após isso, um código de inscrição será gerado.

O último passo para garantir o acesso é comparecer pessoalmente à unidade escolhida, acompanhado pelo responsável, levando RG e CPF, além do código gerado no site. Também é necessário preencher um questionário de prontidão física.

Importante destacar que o benefício é destinado exclusivamente a adolescentes que ainda não sejam alunos da rede.

A proposta da iniciativa vai além da oferta gratuita: ela se alinha com a importância da atividade física para a saúde de jovens. O educador físico e colunista do Estadão, Guilherme Artioli, ressalta que não há restrição de idade para a prática de exercícios físicos. Ele defende que o estímulo à atividade deve começar na infância, com brincadeiras, esportes e treinos adaptados.

Sobre a musculação em adolescentes, Artioli afirma que, ao contrário de mitos, não há contraindicação para o treino de força nessa faixa etária. “Os cuidados são os mesmos dos adultos: execução segura dos exercícios e cargas adequadas ao nível de condicionamento”, explica.

Segundo ele, a escolha dos exercícios deve respeitar a experiência do aluno, e até crianças podem realizar treinos de força, desde que adaptados — embora, para os menores, práticas como natação, futebol, ginástica ou artes marciais sejam mais indicadas.

A ação da Smart Fit representa uma importante iniciativa de democratização da saúde e do acesso à prática esportiva. Em tempos de aumento do sedentarismo entre adolescentes, sobretudo após a pandemia, ações como essa podem contribuir para a criação de hábitos saudáveis, redução do estresse, melhora da autoestima e prevenção de doenças.

Além disso, a entrada gratuita com horário e faixa etária definidos proporciona um ambiente controlado e seguro para os jovens desenvolverem autonomia no cuidado com o corpo e a mente.