Redação O Estado de S. Paulo | 05 de dezembro de 2025 - 15h50

Alexandre de Moraes entra na lista dos mais influentes de 2025 do Financial Times

Ministro do STF é reconhecido na categoria "heróis" por atuação em defesa da democracia no Brasil

POLÍTICA
Alexandre de Moraes é reconhecido pelo Financial Times como um dos nomes mais influentes do mundo em 2025 - (Foto: Wilton Junior/Estadão)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi incluído na lista das 25 pessoas mais influentes do mundo em 2025, segundo o jornal britânico Financial Times. Divulgada nesta sexta-feira (5), a seleção anual do veículo reconheceu Moraes na categoria “heróis”, ao lado de personalidades como a escritora Margaret Atwood e a atriz Jane Fonda.

É o único brasileiro a figurar na lista deste ano. A escolha foi feita por um grupo de repórteres, editores e colunistas do jornal, que apontaram nomes cuja atuação teve impacto relevante nos campos da política, negócios, mídia, artes e esportes. Segundo o Financial Times, trata-se de pessoas cujos talentos e ideias "estão transformando o mundo em que vivemos".

O texto sobre Moraes foi assinado pela historiadora e antropóloga Lilia Moritz Schwarcz, que destacou sua atuação firme em defesa da democracia e da Justiça em tempos de avanço do populismo autoritário. “Ele tornou-se um símbolo da democracia e da Justiça no Brasil”, escreveu Lilia, apontando o contraste entre sua postura e a fragilidade de outras cortes supremas diante de governos autocráticos.

A historiadora ressaltou o papel do ministro na reação institucional ao ataque às sedes dos Três Poderes em Brasília, em 8 de janeiro de 2023. “Após um julgamento público e transparente, transmitido em todo o país, o ex-presidente Jair Bolsonaro e vários oficiais militares de alta patente foram presos”, diz o texto.

Lilia afirma ainda que Moraes confrontou tentativas de deslegitimar o sistema eleitoral, atuou no combate à desinformação e responsabilizou agentes públicos por ataques às instituições democráticas. “Essas ações ajudaram a reforçar a compreensão coletiva de que a Constituição não é um mero ornamento”, escreveu.

Apesar dos elogios, a autora pondera que o exercício de tanto poder deve estar sujeito a contrapesos. “Manter-se atento aos riscos inerentes ao exercício de poderes tão amplos faz parte da prática democrática que Moraes ajudou a salvaguardar”, conclui.

Veja quem está na lista dos mais influentes de 2025, segundo o Financial Times

Heróis
Alexandre de Moraes (Brasil)
Margaret Atwood (Canadá)
Jane Fonda (EUA)
Rory McIlroy (Irlanda)
Lotte Bjerre Knudsen (Dinamarca)
Zak Brown (Reino Unido)
Ms. Rachel (EUA)

Criadores
Cynthia Erivo (Reino Unido)
Jonathan Anderson (Irlanda do Norte)
Ryan Coogler (EUA)
Helen Garner (Austrália)
Rosalía (Espanha)
Stephen Graham (Reino Unido)
Bad Bunny (Porto Rico)

Líderes
Jensen Huang (EUA)
Susie Wiles (EUA)
Safra Catz (EUA)
Blaise Metreweli (Reino Unido)
Stella Li (China)
Peter Thiel (Alemanha)
Zohran Mamdani (EUA)
Nigel Farage (Reino Unido)
Margarita Simonyan (Rússia)
David Solomon (EUA)
Michele Kang (EUA)