Luciano Nascimento | 05 de dezembro de 2025 - 15h00

Resultados do Enamed e da 1ª etapa do Revalida 2025/2 são adiados para 12 de dezembro

Mais de 96 mil candidatos participaram das provas; Inep retificou o cronograma de divulgação

EDUCAÇÃO
Inep adia para 12 de dezembro a divulgação dos resultados do Enamed e Revalida 2025/2. - (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou a nova data para divulgação dos resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 e da primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) 2025/2. Os resultados, que seriam divulgados nesta sexta-feira (5), agora estão previstos para a próxima sexta (12).

As provas foram aplicadas no dia 19 de outubro e registraram índice de presença de 92% entre os mais de 96,6 mil candidatos confirmados, segundo dados do Inep.

O Enamed é destinado a estudantes concluintes de cursos de graduação em medicina no Brasil. O exame também pode ser utilizado por médicos formados, como forma de avaliação complementar para processos seletivos de residência médica, especialmente aqueles vinculados ao Exame Nacional de Residência (Enare), promovido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

As instituições de ensino superior têm até o dia 11 de dezembro para registrar a presença de seus estudantes na prova. O registro deve ser feito pelo coordenador do curso de medicina diretamente no Sistema Enade, com login pelo portal Gov.br.

Já o Revalida é voltado a médicos formados no exterior que buscam o reconhecimento de seus diplomas no Brasil. A primeira etapa do Revalida 2025/2 contou com uma prova objetiva de 100 questões de múltipla escolha, aplicada também em outubro.

Em 17 de novembro, o Inep publicou o resultado preliminar da análise documental dos diplomas enviados pelos participantes. A lista pode ser acessada na Página do Participante no Sistema Revalida, mediante login com conta Gov.br.

Candidatos que não apresentaram documentação comprobatória — como diploma, certificado ou declaração de conclusão de curso — no período de 20 a 24 de outubro foram automaticamente reprovados e não poderão participar da próxima fase do exame, que consiste na prova de habilidades clínicas.