Naomi Matsui | 05 de dezembro de 2025 - 14h30

Alcolumbre elogia Lula em evento no Amapá após semanas de tensão política

Senador agradeceu presidente por apoio ao Norte e pediu que ministro Padilha levasse mensagem de gratidão ao governo federal

POLÍTICA
Davi Alcolumbre agradece apoio de Lula durante inauguração de centro de radioterapia no Amapá, ao lado do ministro Alexandre Padilha - (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), fez nesta sexta-feira (5) um gesto de aproximação política ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após semanas de atrito entre os dois. Durante a inauguração do primeiro centro de radioterapia do Amapá, Alcolumbre agradeceu publicamente o apoio do governo federal ao estado e reconheceu o empenho do presidente com as regiões Norte e Nordeste do país.

"Os meus agradecimentos ao presidente Lula pela sensibilidade, pelo compromisso e pelo espírito público, muito especialmente com todos os brasileiros, mas de maneira muito carinhosa com o Norte e com o Nordeste do Brasil, que vive um abismo gigantesco do ponto de vista social e humano", declarou o senador durante o evento, que contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Alcolumbre destacou que Padilha representava o próprio governo federal naquele momento. “A sua presença aqui é a presença do presidente da República ajudando o nosso Amapá. O governo federal nunca nos faltou”, completou o senador, encarregando o ministro de levar a mensagem diretamente a Lula.

Atritos recentes com o Planalto - O gesto ocorre em um momento delicado da relação entre Alcolumbre e o Palácio do Planalto. Nos últimos dias, o senador voltou a se queixar de ataques e críticas de membros de outros Poderes e relembrou, em plenário, sua contribuição ao governo Lula — como a aprovação da PEC da Transição, em 2022.

A insatisfação de Alcolumbre se intensificou após Lula optar por indicar o advogado-geral da União, Jorge Messias, ao Supremo Tribunal Federal (STF), preterindo o nome de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado e aliado de Alcolumbre. A decisão foi interpretada por setores do Congresso como um gesto de distanciamento do Executivo com a cúpula do Senado.

Nas últimas semanas, havia expectativa de um encontro pessoal entre Lula e Alcolumbre para tentar reconstruir o diálogo, mas a reunião ainda não ocorreu. A declaração desta sexta-feira é vista como um gesto importante de pacificação, especialmente em um momento em que o Planalto precisa manter uma base estável no Senado para aprovar projetos prioritários.

O evento de inauguração do centro de radioterapia é simbólico para o estado, que enfrenta dificuldades históricas de acesso a tratamentos oncológicos. A entrega da unidade representa um passo importante para o sistema de saúde do Amapá e reforça a visibilidade política da atuação federal na região.